Descrição

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste capítulo é apresentar a disciplina Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e as produções discentes originadas em seu contexto. Esta disciplina foi ministrada no campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em EPT em rede nacional, o ProfEPT.

Trata-se aqui da concepção e realização da segunda edição da disciplina que foi desenvolvida na Instituição Associada (IA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), no Campus Mesquita.

Neste capítulo, ao longo de suas quatro seções, informaremos sobre a concepção e a implementação da disciplina e os relatos de experiências dos discentes participantes. A primeira seção traz informações sobre o contexto da disciplina com dados sobre o IFRJ, o Campus Mesquita e a turma. A segunda seção apresenta a identificação da disciplina, sua estrutura e a linha de pesquisa à qual pertence, assim como a organização geral com informações sobre a carga horária, as atividades acadêmicas, a avaliação adotada, e as referências básicas selecionadas. A terceira seção traz informações sobre os produtos originados na disciplina, os relatos de experiências dos discentes.

Por fim, na seção de considerações finais, este capítulo introdutório esquadrinha as reflexões da docente e da turma sobre o percurso pedagógico da disciplina desde sua organização até sua realização e prepara o/a leitor/a para as diferentes possibilidades de pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica aqui apresentadas.

Almejamos, desta forma, contribuir para a geração de reflexões sobre práticas de ensino-aprendizagem que favoreçam um ambiente escolar colaborativo, criativo e inovador para a formação de cidadãos autônomos e críticos.

 

Produtos relacionados

  • Educação e integralidade humana pela perspectiva histórico-cultural: a experiência do Projeto Âncora.

    Educação e integralidade humana pela perspectiva histórico-cultural

    a experiência do Projeto Âncora.

    Patrícia Lima Martins Pederiva e Sheyla Gomes de Almeida

  • Docência: processo de aprender e ensinar. Vol. 4

    Docência

    processo de aprender e ensinar. Vol. 4

    Ana Lúcia Pereira, Fábio Antonio Gabriel e Maria Inmaculada Chao Cabanas

  • Historia, tecnología y educación: reflexión interdisciplinar desde América del Sur.

    Historia, tecnología y educación

    reflexión interdisciplinar desde América del Sur.

    Efraín Bámaca-López e Maribel Deicy Villota Enríquez

  • Educação: entre saberes, poderes e resistências - Vol 2

    Educação

    entre saberes, poderes e resistências – Vol 2

    Éderson Luís Silveira e Wilder Kleber Fernandes de Santana

  • Sexualidade em cena: discursos midiáticos e suas múltiplas leituras.

    Sexualidade em cena

    discursos midiáticos e suas múltiplas leituras.

    Ricardo Desidério

  • Pesquisas em educação: concepção, prática e valores

    Pesquisas em educação

    concepção, prática e valores

    Emerson Benedito Ferreira e Mario Marcos Lopes