Descrição
A recente Vitrine Tecnológica realizada pelo CEBIO no Campus Iporá destacou a aplicação inovadora de bioinsumos na mandiocultura, reunindo mais de 300 participantes na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão Recanto da Paz, em Iporá, Oeste do estado de Goiás.
O evento apresentou diversas estações interativas que demonstraram, in loco, como a combinação de microrganismos benéficos, fertilizantes naturais (como pó‑de‑rocha KMC e GOFOS), resíduos da mandioca e bioestimulantes podem potencializar a produtividade, a sanidade das plantas e a sustentabilidade do modelo produtivo.
Essa vitrine tecnológica foi essencial para promover uma economia circular no campo, valorizando resíduos da mandioca — como
ramas, cascas e água residual — na produção de composto enriquecido e na alimentação animal. Além disso, serviu como espaço de aprendizado prático para produtores rurais, estudantes, técnicos e extensionistas, aproximando ciência e prática agrícola sustentável.
A ação fortalece a visibilidade das soluções desenvolvidas pelo CEBIO, fomentando redes colaborativas entre pesquisa, ensino, extensão e comunidades rurais. Com abordagem participativa e hands‑on, o evento não só validou tecnologias adaptadas ao Cerrado, mas também potencializou a adoção local desses bioinsumos, contribuindo para sistemas agrícolas mais resilientes, inclusivos e alinhados com princípios agroecológicos.
Produtos relacionados
-
Educação especial no campo
interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina
-
As culturas do grupo Texto Livre
um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade






