A coesão textual em notícias on-line

Felipe Casado de Lucena

INTRODUÇÃO

Neste livro, analiso os elementos formadores da coesão em notícias on-line e a sua utilização no estudo interpretativo de textos em sala de aula. A partir dessa análise, procuro destacar a importância de se ter amostras de notícias on-line e verificar, nelas, a utilização dos conectivos como elementos formadores da coesão textual, evidenciando o impacto do uso de notícias on-line como meio de estudo da coesão textual em sala de aula.

Destaco que no texto jornalístico on-line existe uma gama de conectivos utilizados nas mais diversas formas, estabelecendo variadas relações. Por fazerem parte de uma mídia interativa, os jornais eletrônicos constituem-se como importantes veículos para o estudo da articulação de um texto, visto que, na web, existe o potencial de atualização dos acontecimentos simultânea e repetidamente, minuto a minuto, para apresentar as últimas notícias. Um único site pode divulgar inúmeras atualizações sobre reportagens em poucos minutos. Segundo Ward (2006, p.22), “a imediação sobrecarregada por essa flexibilidade é uma ferramenta potente, em especial para divulgar notícias”.

Segundo Beaugrande e Dressler (1981), é possível haver um sequenciamento coesivo sem, contudo, formar um texto; em outras palavras, “a coesão não é condição suficiente para formar um texto”. Ainda que a coesão seja apenas uma parte, este livro se direciona à utilização de notícias on-line em sala de aula, visando ao estudo dos conectivos como forma de se construir um texto coerente, a fim de atender às expectativas do jornalismo digital, que consistem basicamente no compartilhamento imediato da informação e na interatividade como meios de se manter o leitor conectado ao texto.

Aqui, trabalho com as hipóteses de que a coesão é um fator determinante na objetividade de uma notícia on-line; a coesão é responsável pela lincagem dos fatos na notícia jornalística – o que, como, quando, onde e por quê; e o estudo da coesão textual, tendo como meio as notícias on-line, permite uma aproximação maior do aluno com a sua realidade.

A pesquisa foi iniciada com uma revisão bibliográfica fundamentada nos estudos de Beaugrande & Dressler (1981), Halliday e Hasan (1976), Irandé Antunes (2008), Ingedore Koch (2007), Leonor Fávero (1998), dentre outros, sobre coesão textual e construção de sentidos no texto. No entanto, tomei como base, para este estudo, o quadro de relações, procedimentos e recursos da coesão textual estabelecido por Antunes (2008), sem deixar de referendar outros autores que partilham ideias equivalentes.

Para compreender melhor o conceito e as funções de uma mídia interativa, utilizei como base principal as ideias de Mike Ward (2006) sobre jornalismo on-line.

Traçado esse estudo, selecionei aleatoriamente as notícias em dois grandes sites de informação de Pernambuco: Pernambuco.com e JC online. A partir daí, verifiquei os elementos coesivos em tais notícias, considerando o seu estudo em sala de aula como um fator indispensável para se compreender a coesão.

 

ISBN 978-85-7993-617-3

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Autor:Felipe Casado de Lucena

Ano de lançamento

2019

Autoria

Felipe Casado de Lucena

ISBN

978-85-7993-617-3

Número de páginas

60

Formato