Atividades de Extensão na modalidade remota e síncrona: adaptação de estratégias para o ensino de Língua Portuguesa

Aparecida Feola Sella, Eviliane Bernardi, Renan Paulo Bini

Sobre o projeto Sintaxe do Português: do enunciado ao texto: entre plataformas, slides, vídeos e exemplificações

Aparecida Feola Sella
Eviliane Bernardi
Renan Paulo Bini

A pandemia de Covid-19 trouxe novas demandas à Universidade, como a necessidade de adaptação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão à modalidade remota síncrona. O projeto Sintaxe do Português: do enunciado ao texto, coordenado pela professora Aparecida Feola Sella, foi idealizado com o intuito de atender a algumas dessas demandas, na área de Letras, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A realização do projeto contou com uma equipe composta por 8 integrantes, incluindo a coordenadora e 7 colaboradores. Além da equipe, 22 acadêmicos participaram do projeto como ouvintes, sendo três doutorandas, uma mestranda e 18 acadêmicos do curso de Letras. A escolha dos conteúdos seguiu a Ementa da disciplina Sintaxe do Português II, do curso de Graduação em Letras, que teve sua oferta na modalidade presencial interrompida devido à pandemia. Assim, por meio de conteúdos da disciplina, pôde-se explicitar conceitos teóricos e relacioná-los à aplicação ao ensino.

Por um lado, na Graduação em Letras, o projeto motivou não só o desenvolvimento de atividades de extensão durante o período de isolamento social, mas também a motivação para que colaboradores e cursistas refletissem sobre aspectos de descrição dos elementos sintático-semânticos em enunciados isolados e em textos. Por outro lado, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, o projeto possibilitou, aos doutorandos envolvidos, o cumprimento das atividades relativas ao Estágio de Docência, o qual é obrigatório a todos os alunos do mestrado e do doutorado. Assim, entre acadêmicos da Graduação e da Pós-Graduação, 30 pessoas foram beneficiadas com o desenvolvimento do projeto.

Por meio das plataformas Google Meet e Teams, foram desenvolvidas atividades sobre o funcionamento dos elementos sintático-semânticos em tipos diferenciados de enunciados. Realizaram-se atividades teórico-práticas sobre aspectos de descrição dos elementos sintático-semânticos que compõem enunciados, tendo em vista trabalho voltado para acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras.

A plataforma Google Meet foi escolhida, inicialmente, por ser um serviço de comunicação gratuito, que permite videochamadas a partir do login dos participantes. Já a plataforma Teams decorreu de orientação geral da Unioeste. Assim, a equipe do projeto pôde controlar o acesso à participação, limitando-a aos acadêmicos da Graduação e da Pós-Graduação em Letras previamente inscritos, após divulgação via e-mail, e ainda lidou com diferentes possibilidades de agir no meio eletrônico. Outro fator que influenciou a escolha pelas plataformas foi que, além da realização de videochamadas, pode-se explorar recursos audiovisuais, como a apresentação simultânea de slides, textos em pdf., vídeos, entre outros materiais.

Ano de lançamento

2021

Número de páginas

168

ISBN

978-65-5869-597-4

ISBN [e-book]

978-65-5869-682-7

Formato

Organização

Aparecida Feola Sella, Eviliane Bernardi, Renan Paulo Bini