Conversando com Pipocas Pedagógicas: alguns ensaios

R$45.00

R$45.00

Conversando com Pipocas Pedagógicas: alguns ensaios

Guilherme do Val Toledo Prado, Liana Arrais Serodio, Vanessa França Simas

R$45.00

PRÉ-VENDA: ENVIOS A PARTIR DE 01/02/2023

Descrição

O presente livro é produto de um exercício reflexivo, a partir do diálogo com diferentes pipocas pedagógicas, produzido no contexto do Nozsoutres – Círculo Narrativo de Estudos em Educação, grupo de pesquisadores e pesquisadoras vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, entre os anos de 2021 e 2022.

Cada um dos participantes do grupo, com diferentes histórias de diálogo com esse peculiar gênero discursivo inscrito em contextos narrativos, refletiu a partir de singulares pipocas pedagógicas e produziu ensaios instigantes a respeito das diferentes compreensões sobre
essas narrativas outras.

Nesta apresentação, a partir do diálogo com os livros “Pipocas Pedagógicas: narrativas outras da escola”, edições 2013, 2014, 2015 e 2017, estamos entendendo que esse gênero do discurso, inscrito no âmbito narrativo, é potente para professoras e profissionais da educação narrarem acontecimentos do cotidiano educacional, o que favorece a emergência tanto das singularidades de cada contexto enunciativo, como também das posições axiológicas dos diferentes personagens participantes da cena.

Isso se dá porque o acontecimento, no momento do vivido, é aberto, irrepetível e produz diferentes sentidos para cada participante que vai alterando a maneira como vê o evento conforme seus valores, seus conhecimentos e formas de expressá-los. Já na pipoca pedagógica e na narrativa pedagógica cada participante (do acontecimento) agora é personagem do/a autor/a em um plano estético (o texto), cujos valores e conhecimentos dos outros e os próprios são orientados de acordo com suas escolhas. Assim, o contexto enunciativo e a posição das personagens se devem ao autor, o que oferece – tanto a ele próprio quanto a outros leitores, quanto às pesquisas – uma potência inestimável, em primeiro lugar, para a tomada de consciência de si com os outros, e, depois, essa potência é ampliada quando ao autor traz o centro de valores do outro, da personagem e mais ainda a cada leitura.

Optamos por produzir ensaios, na perspectiva também narrativa, visto que a liberdade deste gênero discursivo no contexto universitário pode favorecer novas e livres interpretações e outros diálogos teórico-metodológicos ou mesmo com a literatura ficcional nacional e internacional.

Uma das nossas preocupações ao propor este livro foi de explicitar — o que vimos percebendo em nossas discussões e vivências de escritas de pipocas e narrativas—que embora toda pipoca pedagógica seja uma narrativa pedagógica, nem toda narrativa é uma pipoca. Também considerando essa percepção, as autoras e os autores, ao escreverem sobre esse gênero, buscaram construir compreensões sobre como caracterizam as pipocas pedagógicas, tanto ao que tange à materialidade que é, quanto aos movimentos formativos que possibilitam a
quem as escreve e aos seus leitores.

[…]

Boa leitura.

Informação adicional

Ano de lançamento

2023

Número de páginas

238

ISBN

978-65-265-0171-9

Formato

,

Organização

Guilherme do Val Toledo Prado, Liana Arrais Serodio, Vanessa França Simas