Diversidade no contexto escolar: problematizações a partir dos marcadores de gênero, sexualidade e raça. 2ª ed

Cleverson de Oliveira Domingos, Fabrício Santos Dias de Abreu, Iracilda Pimentel Carvalho

Enquanto o petismo optou pela incorporação da diferença como instrumento político para reduzir a desigualdade, afirmar a liberdade e a democracia, o militarismo investiu – e continua investindo – na restrição das possibilidades da vida, reduzindo o espectro do possível a um número muito limitado de práticas, identidades e ideologias. Na encruzilhada desses dois projetos, continuamos, brasileiros, educadores e estudantes, morrendo e sobrevivendo, resistindo a um projeto necropolítico que tem visado especialmente a escola, enquanto trabalhamos para (re)construir nossas possibilidades de futuro e de existência. Mais do que nunca, é urgente reforçar, pela educação, o reconhecimento das diferenças, o enfrentamento à desigualdade, nas suas mais variadas formas. Que este livro nos sirva como mais um instrumento na construção do caminho (que não será interrompido) de transformação do Brasil em uma sociedade verdadeiramente justa, livre e democrática.

Alexandre Bortolini no Prefácio

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN

978-65-265-0388-1

ISBN [e-book]

978-65-265-0389-8

Número de páginas

232

Organização

Cleverson de Oliveira Domingos, Fabrício Santos Dias de Abreu, Iracilda Pimentel Carvalho