Educação e Tecnologias: diálogos, práticas e pesquisas na sala de aula em tempos de incertezas. Vol. 2.

Débora Suzane Gomes Mendes

APRESENTAÇÃO

Este e-book apresenta como objetivo trazer à baila às discussões sobre a educação em tempos incertos e os seus diversos desafios no contexto da pandemia da doença Covid-19, que nos convidam a questionar e refletir sobre questões de desigualdade social, exclusão digital, educação pública, formação de professores, dentre outros aspectos que perpassam às superfícies das nossas escolas e universidades. Insere-se, ainda, a este propósito a necessidade enquanto orientadora do trabalho de conclusão de curso da graduação em divulgar as pesquisas dos estudantes e de alguns colegas educadores brasileiros, na ação de provocar debates que estimulam a reflexão sobre as possíveis soluções para as difíceis situações que os dias de hoje intensificaram e/ou produziram nos espaços de ensinar e aprender.

Na atual conjuntura social e política do Brasil, a educação luta contra o descaso governamental que se amplia com as malezas da Covid-19, por outro lado observa-se um movimento crescente de enfrentamento e resistência que envolvem atores sociais distintos indignados com as desigualdades que testemunham e estão imersos na batalha para a superação das adversidades que convivem diariamente dentro e fora da escola. Além do mais, observamos o surgimento de inovadoras propostas metodológicas e recursos tecnológicos que ora atenuam, ora intensificam as consequências da pandemia vigente na educação, reinventando a sala de aula física ou virtual. Sendo assim, todas essas questões convidam na urgência pesquisadores, educadores e pessoas interessadas a refletir sobre: Quais as transformações e dilemas a educação brasileira vivência nos tempos de crise? De que forma, podemos contribuir para superar as dificuldades educacionais na pandemia atual? Como preparar o (a) professor (a) e o (a) aluno (a) para a nova sala de aula do mundo pós-pandemia?

Essas questões introdutórias são fundamentais para você leitor (a) mergulhar conosco em diversas experiências de pesquisas, formação e aprendizagens nos espaços educativos. Sendo assim, desejo que esta obra contribua e promova revérberos a respeito da educação em tempos de impermanência, ampliando os diálogos sobre as novas concepções de ação pedagógica, sala de aula, gestão, formação de professores, metodologias de ensino e aprendizagem que se fazem presentes ou ausentes no contexto da escola atual. À vista disso, convido você leitor (a) a apreciar este acervo, de modo que essas vivências científicas possam movimentar a sua ação em favor da luta e da resistência por uma educação com mais qualidade para todos os brasileiros em todos os tempos.

Boa leitura!

Débora Suzane Gomes Mendes
Organizadora

Ano de lançamento

2022

ISBN [e-book]

978-65-5869-816-6

Número de páginas

174

Organização

Débora Suzane Gomes Mendes

Formato