Ensino e Pesquisa no Instituto Federal de Rondônia: experiências multidisciplinares

Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Rafael Carlos Bispo

DOI: 10.51795/9786558697411

Ensinar e pesquisar no âmbito de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem suas idiossincrasias. Como docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atendemos a um público amplo e heterogêneo em cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados, pós-graduação (lato e stricto sensu) e cursos de formação inicial e continuada. Diante disso, desenvolver atividades científicas, principalmente partindo de um sentido holístico e intrínseco que considere o tripé ensino, pesquisa e extensão, tem suas dificuldades, mas também, seus benefícios.

Conseguimos, a partir desse cenário, envolver estudantes de diferentes faixas etárias em atividades científicas, o que é de grande importância para a formação integral do nosso público. Contudo, não podemos nos esquecer que um dos principais objetivos dos
Institutos Federais é a formação profissional, o que, por vezes, impõe restrições na política e ações para o desenvolvimento de
pesquisas na rede (principalmente de tempo e espaço e, nos últimos anos, especificamente por uma política do governo federal de
desvalorização da ciência, de ordem orçamentária). Nossos/as estudantes de nível superior, por exemplo, são em sua maioria
trabalhadores/as ou estão em busca de trabalho, e procuram em nossa instituição uma formação profissional para ajudá-los/as na
melhoria dos seus postos de trabalho ou na conquista de um. Sendo assim, o tempo que precisa ser dedicado à vivência acadêmica,
principalmente às atividades científicas e extensionistas, muitas vezes, não é o suficiente por parte desse público, diante de suas
adversidades cotidianas.

[…]

Rafael Carlos Bispo e Mauro Henrique Miranda de Alcântara

Os organizadores

Ano de lançamento

2022

ISBN [e-book]

978-65-5869-741-1

ISBN

978-65-5869-740-4

Número de páginas

205

Organização

Mauro Henrique Miranda de Alcântara, Rafael Carlos Bispo

Formato