Estudos do GEPLE: formação docente em tempos de pandemia 2ª coletânea

Jane Cristina Beltramini Berto, Jonathas de Paula Chaguri, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães, Maria de Fátima Silva dos Santos

“O período da pandemia na realidade brasileira gerou impactos significativos na configuração do ensino e da formação docente nos diferentes níveis de escolarização.  No referido contexto, é necessário destacar a luta dos educadores e das educadoras que se posicionaram em suas casas para dar continuidade ao letramento escolar por vias remotas.  As dificuldades eram várias, entretanto foi a descoberta de um imenso quadro de exclusão digital que ficou marcado como resultado dessa experiência. A partir disso ou motivados por essa revelação, contou-se com a curiosidade sem limites das e dos profissionais do ensino, em especial, da educação básica, para reduzir os danos da ausência da educação escolar presencial. Enfim, somente o demarque temporal, em si, já justificaria o esforço desses pesquisadores e dessas pesquisadoras para tornar as pesquisas aqui escritas, no entanto, a formação docente, dada a vulnerabilidade que há no seu processo em função das equivocadas mudanças na política educacional brasileira, torna essa obra e cada um dos seus capítulos ainda mais relevantes e impactantes”.

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN

978-85-7993-974-7

ISBN [e-book]

978-85-7993-975-4

Número de páginas

304

Organização

Jane Cristina Beltramini Berto, Jonathas de Paula Chaguri, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães, Maria de Fátima Silva dos Santos