Informática na Educação e Educação em Computação: Estudos no extremo norte do Brasil

Cleane da Silva Nascimento, Luciano Ferreira Silva, Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Yaritza Barreto

DOI: 10.51795/9786526505601

Esta obra é um dos produtos da I Oficina de Redação Científica para Computação, realizada no período de 24 de abril a 19 de maio de 2023, e apresenta um conjunto de 10 estudos, desenvolvidos por professores, estudantes e egressos dos cursos de Licenciatura em Informática à Distância (LIEAD) e Ciência da Computação, ambos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Das 10 pesquisas, oito são derivadas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do LIEAD, uma de TCC de especialização e uma consiste em relato de experiência sobre a VII Jornada Científica da Computação (JCC) da UFRR.
A publicação deste livro representa um esforço do DCC para promover a mentalidade científica entre os alunos do departamento (em conformidade com as posições defendidas por KUBO; BOTOMÉ, 1997; VOLPATO, 2010; WAZLAWICK, 2021). Queremos incentivá-los a conduzir pesquisas e redigir textos acadêmicos com conforto e sentido (conforme proposta de CRUZ, 2020), para divulgação dos seus estudos. Isso significa ir além, por exemplo, de apenas cumprir com o requisito formal de apresentação do TCC. Nesse processo, como todo primeiro passo que damos, sabemos que ainda existe muito a ser aperfeiçoado em termos de delineamento das pesquisas e redação científica (LUNA, 1999; VOLPATO, 2010). Não obstante, esperamos poder contribuir com a Ciência por meio de nossas investigações.
Esses 10 estudos compartilham entre si o fato de que são contribuições científicas em relação aos processos de ensinar e aprender, tipicamente, com o auxílio de tecnologias da computação. Isso significa que são investigações sobre como organizar condições de ensino, que favoreçam a aquisição ou aperfeiçoamento de comportamentos de valor para estudantes e a sociedade da qual fazem parte. Na área de computação, contamos com duas subáreas que possuem interface direta com a educação, a Informática na Educação (IC) e a Educação em Computação (EC).
[…]
Com esse conjunto de estudos, esperamos demonstrar o potencial criativo e contributivo dos professores, estudantes e profissionais roraimenses na construção das subáreas de IC, EC e TEC, bem como estimular parcerias no meio acadêmico para pesquisas futuras. Almejamos, ainda, incentivar outros pesquisadores a iniciarem e persistirem na investigação sobre como tornar a educação mais eficiente, equitativa e humana. Por fim, desejamos que nossos alunos se entusiasmem com a produção científica e façam parte do necessário esforço de construção de conhecimento para superação dos desafios sociais existentes, especialmente, no âmbito da educação.
Marcelo Henrique Oliveira Henklain

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0560-1

Número de páginas

205

Organização

Cleane da Silva Nascimento, Luciano Ferreira Silva, Marcelo Henrique Oliveira Henklain, Yaritza Barreto