Available Filters

O francês como espaço plural: perspectivas de atuação

Edmar Guirra, Katharina Jeanne Kelecom, Luciano Passos Moraes, Luiz Paulo dos Santos Monteiro

Para compartilhar:

Descrição

APRESENTAÇÃO

Constituído em 2015, a partir do interesse de professores-pesquisadores em refletir sobre o espaço e a dinâmica do ensino de francês, das culturas e literaturas francófonas no ensino básico, o Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros (NEFB) do Colégio Pedro II procura discutir as diferentes práticas pedagógicas que se realizam no contexto escolar. Por meio de estudos, pesquisas, publicações e eventos acadêmicos, o núcleo busca apresentar possíveis direções para fazer avançar o ensino e a produção de conhecimento em torno do francês, além de promover o aprofundamento de questões relativas à francofonia e às literaturas de língua francesa no Brasil.

Com tais pressupostos em mente, são organizados periodicamente pelo NEFB encontros entre docentes-pesquisadores e licenciandos de diversas instituições, no intuito de estabelecer um espaço de trocas e debates acerca da realidade do campo de atuação acadêmica dos participantes. Dessa forma, os textos que integram a presente obra são um desdobramento de alguns dos trabalhos compartilhados em um desses encontros, que teve por título “O francês como espaço plural: perspectivas de atuação”.

Sendo a pluralidade de experiências e realidades um dos fios condutores dos debates realizados na ocasião, iniciamos a obra dando voz aos pesquisadores convidados pelo NEFB para o encontro para, em seguida, apresentarmos os demais capítulos a partir de afinidades temáticas, mais do que filiações a este ou aquele campo do conhecimento, de modo a minimizar possíveis rupturas no fluxo de ideias e reflexões desenvolvidas ao longo dos capítulos. A ausência de uma subdivisão por seções justificase pelo cuidado em evitar o isolamento das diferentes abordagens presentes nos textos, tal como visto tradicionalmente em publicações que separam estudos de linguagem e estudos de literatura, por exemplo, o que poderia negligenciar o fato de se tratar de campos interligados e complementares. As próprias perspectivas de atuação mencionadas no título do evento mostraram-se, a partir dos debates realizados, plurais e em permanente diálogo. Uma das necessidades apontadas por muitos dos trabalhos apresentados e pelos decorrentes debates realizados foi, justamente, a fragilização dos limites entre as áreas do conhecimento que, na realidade, são muito mais fluidos do que se costuma pensar.

Diante de tal realidade, construída e repensada por profissionais de diferentes instituições à luz de novas perspectivas de ensino e calcada no intercâmbio de ideias, seria natural que esta publicação trouxesse mais uma oportunidade de diálogo ao leitor, estabelecendo, portanto, novos pontos de contato, cada vez mais necessários na contemporaneidade, e valorizando mais aquilo que nos une do que o que nos separa.

[…]

Os Organizadores

Informação adicional

Ano de lançamento

2022

ISBN [e-book]

978-65-5869-782-4

Número de páginas

282

Organização

Edmar Guirra, Katharina Jeanne Kelecom, Luciano Passos Moraes, Luiz Paulo dos Santos Monteiro

Formato

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.