O francês como espaço plural: perspectivas de atuação

Edmar Guirra, Katharina Jeanne Kelecom, Luciano Passos Moraes, Luiz Paulo dos Santos Monteiro

APRESENTAÇÃO

Constituído em 2015, a partir do interesse de professores-pesquisadores em refletir sobre o espaço e a dinâmica do ensino de francês, das culturas e literaturas francófonas no ensino básico, o Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros (NEFB) do Colégio Pedro II procura discutir as diferentes práticas pedagógicas que se realizam no contexto escolar. Por meio de estudos, pesquisas, publicações e eventos acadêmicos, o núcleo busca apresentar possíveis direções para fazer avançar o ensino e a produção de conhecimento em torno do francês, além de promover o aprofundamento de questões relativas à francofonia e às literaturas de língua francesa no Brasil.

Com tais pressupostos em mente, são organizados periodicamente pelo NEFB encontros entre docentes-pesquisadores e licenciandos de diversas instituições, no intuito de estabelecer um espaço de trocas e debates acerca da realidade do campo de atuação acadêmica dos participantes. Dessa forma, os textos que integram a presente obra são um desdobramento de alguns dos trabalhos compartilhados em um desses encontros, que teve por título “O francês como espaço plural: perspectivas de atuação”.

Sendo a pluralidade de experiências e realidades um dos fios condutores dos debates realizados na ocasião, iniciamos a obra dando voz aos pesquisadores convidados pelo NEFB para o encontro para, em seguida, apresentarmos os demais capítulos a partir de afinidades temáticas, mais do que filiações a este ou aquele campo do conhecimento, de modo a minimizar possíveis rupturas no fluxo de ideias e reflexões desenvolvidas ao longo dos capítulos. A ausência de uma subdivisão por seções justificase pelo cuidado em evitar o isolamento das diferentes abordagens presentes nos textos, tal como visto tradicionalmente em publicações que separam estudos de linguagem e estudos de literatura, por exemplo, o que poderia negligenciar o fato de se tratar de campos interligados e complementares. As próprias perspectivas de atuação mencionadas no título do evento mostraram-se, a partir dos debates realizados, plurais e em permanente diálogo. Uma das necessidades apontadas por muitos dos trabalhos apresentados e pelos decorrentes debates realizados foi, justamente, a fragilização dos limites entre as áreas do conhecimento que, na realidade, são muito mais fluidos do que se costuma pensar.

Diante de tal realidade, construída e repensada por profissionais de diferentes instituições à luz de novas perspectivas de ensino e calcada no intercâmbio de ideias, seria natural que esta publicação trouxesse mais uma oportunidade de diálogo ao leitor, estabelecendo, portanto, novos pontos de contato, cada vez mais necessários na contemporaneidade, e valorizando mais aquilo que nos une do que o que nos separa.

[…]

Os Organizadores

Ano de lançamento

2022

ISBN [e-book]

978-65-5869-782-4

Número de páginas

282

Organização

Edmar Guirra, Katharina Jeanne Kelecom, Luciano Passos Moraes, Luiz Paulo dos Santos Monteiro

Formato