Ortografia: caminhos possíveis

Mikaela Roberto, Rosane Garcia, Erika Romana

A ortografia é um tema sempre atual, seja pela distorção na valorização dada a ela em avaliações da produção textual de alunos, seja por seu impacto no aprendizado de sistemas de escrita menos transparentes e os desafios encontrados em seu processo de ensino e aprendizagem. Em estudos voltados à aquisição da escrita, a ortografia tem permanecido sendo alvo de atenção de diversos pesquisadores. Esta obra é exemplo desse interesse, com destaque ao fato de apresentar estudos realizados em vários estados do Brasil e, diferente do que costuma ser mais frequente, apresentar maior interesse em propostas de intervenção em sua maioria voltadas aos anos mais avançados do Ensino Fundamental (EF), e não às séries iniciais ou apenas à fase de alfabetização.

A concepção deste livro surgiu no início de 2021, em meio à pandemia de Covid-19. A previsão era de publicá-lo no mesmo ano, mas o flagelo que assolou o mundo, além de causar danos físicos, gerou impactos psicológicos muito maiores do que se esperava, aos quais nós também não estávamos imunes, atrasando a conclusão do projeto. Passado o período desafiador da pandemia, finalmente podemos retomar paulatinamente a normalidade acadêmica e celebrar mais uma publicação sobre um tema que nunca perde sua relevância: o ensino da ortografia em diferentes níveis da Educação Básica.
O objetivo de agregar pesquisas e experiências pedagógicas de diversos lugares do país começou pela reunião de três organizadoras com características peculiares: uma que atua na formação de professores da Educação Básica, por meio da graduação em Letras e do mestrado profissional em Letras (Profletras), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), cuja experiência se apoia em formação psicolinguística; outra que atua na mesma área, mas na Universidade Federal do Acre (UFA), com formação em Linguística Aplicada; e, não menos relevante, a terceira organizadora, com sua expertise advinda do contato direto com a sala de aula na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.

[…]

Esperando que as reflexões teóricas e as propostas interventivas contribuam para a formação docente, celebramos a publicação desta obra, na certeza de que ela apenas inicia uma jornada de novas trocas interinstitucionais e interestaduais para o enriquecimento acadêmico no Brasil.

As organizadoras

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0363-8

Número de páginas

293

Organização

Erika Romana, Mikaela Roberto, Rosane Garcia