Available Filters

Para ler & compreender 1

Carolina M. Felicori

Para compartilhar:

Descrição

APRESENTAÇÃO

Sabe-se que ler não é necessariamente compreender um texto. Não basta somente um indivíduo saber decodificar palavras e frases, realizar o reconhecimento automático de palavras, desenvolver o seu repertório vocabular, ler com fluência e demonstrar conhecimento de mundo, mas não compreender aquilo que está sendo lido. Aliás, é necessário reforçar que um dos maiores objetivos da alfabetização é a compreensão leitora, habilidade imprescindível para que o indivíduo possa exercer plenamente o seu papel na sociedade.

Para Colomer e Camps (2002) e Solé (1998), a leitura pode ser concebida como um processo pelo qual o leitor compreende uma determinada linguagem escrita. Além disso, para essas autoras, representa um processo de interação entre o leitor e o texto para satisfazer uma finalidade, assim como o processo pelo qual se compreende a linguagem escrita. Acabam sendo excluídos socialmente, pois, os indivíduos que não compreendem os textos que leem (COLOMER; CAMPS, 2002; SOLÉ, 1998).

Infelizmente, no Brasil, percebe-se que muitas crianças finalizam o Ensino Fundamental 1 sem saber compreender textos de gêneros textuais variados. Esse analfabetismo funcional se reflete também na aquisição de novos conhecimentos de todos os componentes curriculares, já que a compreensão leitora é requerida não só pela disciplina de Língua Portuguesa, mas também por História, Geografia, Ciências e, até mesmo, Matemática. A compreensão leitora pode ser considerada, portanto, um objeto de ensino e um meio de aprendizagem imprescindível ao sistema escolar, já que pode favorecer o aprendizado de qualidade em todas as áreas do conhecimento.

As avaliações de larga escala nacionais e internacionais, inclusive, indicam que esse panorama de baixo desempenho em leitura e compreensão de textos vem piorando ao longo dos anos (INEP, 2019) e, com o advento da pandemia, que impactou a aprendizagem de nossas crianças, essas habilidades foram ainda mais prejudicadas. Diante desse cenário, é urgente promover a aprendizagem da leitura e compreensão de textos, por intermédio de um ensino mais apropriado, explícito e sistemático, o que afeta diretamente o indivíduo que ensina, assim como os recursos que este utiliza (DEHAENE, 2012).

Dessa forma, devido à escassez de recursos pedagógicos promotores da leitura e compreensão de textos, essas atividades foram planejadas e elaboradas, com o objetivo de contribuir com o trabalho de profissionais da saúde e da educação e até mesmo de pais e demais interessados na temática, que atuam ou desejam atuar no sentido de desenvolver essas habilidades em crianças já alfabetizadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1.

Além disso, vale ressaltar que as atividades aqui apresentadas foram elaboradas com base em textos narrativos inéditos. Elas foram organizadas, portanto, da seguinte forma:

– Leitura oral/silenciosa do texto narrativo;

– Reconto oral;

– Compreensão do texto: questões literais, inferenciais e argumentativas do texto;

– Desenho;

– Reconto escrito com a utilização de recursos de progressão temporal.

É importante mencionar que textos narrativos foram propostos, já que esse tipo textual é o mais familiar às crianças pequenas. Quando as crianças ainda não estão alfabetizadas, normalmente, pais, cuidadores e professores leem textos narrativos a elas.

A proposta aqui apresentada, portanto, tem também o objetivo de deixar as crianças confortáveis e motivadas para ler e compreender as histórias, uma vez que já estão familiarizadas com textos narrativos diversos. Além disso, tanto os textos aqui propostos, quanto às atividades de compreensão, foram elaborados com base em critérios considerados essenciais para se compreender um texto.

[…]

Com carinho, Carolina M. Felicori

Informação adicional

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

54

ISBN [e-book]

978-65-5869-712-1

Autoria

Carolina M. Felicori

Formato

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.