Pedagogias da morte e da guerra como legado das direitas radicais às crianças e adolescentes: discursos, estéticas e políticas

Autoria: Heloísa A. Matos Lins

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de pós-doutoramento que buscou analisar o papel reservado às infâncias e juventudes no Brasil atual e seus usos como importantes operadores político-culturais, mais detidamente, sob as forças das direitas radicais mundiais e das direitas cristãs e armamentistas (como no caso do bolsonarismo). Nesse sentido, busca mapear as “novas” representações sociais/ concepções engendradas a respeito das crianças e adolescentes (e seus processos formativos, seus direitos, além de sua instrumentalização política por essa maquinaria), o que impôs uma atenção mais detida aos afetos agenciados por essa singularíssima cultura em efervescência e ao que esse projeto de poder (in)viabiliza em termos (des)democratizantes e subjetivos. O estudo percorre a seguinte questão, ao resgatar também algumas raízes históricas dessas matrizes de pensamento e governo: que país somos/ nos tornamos, como desejamos ser e que caminhos construímos, a partir de escolhas cívicas e éticas como o voto, por exemplo, mas também para além dele? Significa, então, começarmos a enfrentar essa questão, mais seriamente: que lugar é reservado às crianças e jovens (estrategicamente) nesse tipo de projeto de sociedade beligerante, sob o mote alardeado de um neopatriotismo e da proteção às infâncias e juventudes em risco iminente? A que custo humanitário e civilizatório isso está se dando (e se dará), considerando os direitos humanos das crianças já garantidos em lei, e os de outros grupos historicamente subalternizados?

Ano de lançamento

2022

Autoria

Heloísa A. Matos Lins

Formato

ISBN

978-65-265-0040-8

ISBN [e-book]

978-65-265-0041-5

Número de páginas

336