Relatos sobre vivências. Experiências docentes na pandemia: Residência Pedagógica – subprojeto de língua portuguesa | língua espanhola

Organização: Juliana de Sá França, Luciane Thomé Schröder

APRESENTAÇÃO

Este livro é uma expressão de amor pela docência. Ele materializa o esforço conjunto de um grupo de professoras e alunos, reunidos em torno de um propósito: fazer parte do Programa de Residência Pedagógica a partir do Subprojeto de Língua Portuguesa | Língua Espanhola, proposto por duas docentes do curso de graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon.

Os relatos dizem respeito ao trabalho ocorrido entre os meses de outubro de 2020 e setembro de 2021, referentes às atividades desenvolvidas durante os módulos I e II do subprojeto. Portanto, se ele não representa a totalidade das horas do subprojeto1 , ainda assim representa conclusibilidade e significância.

Quanto à sua significância, ela se deve ao recorte temporal de onde emergem os textos aqui expostos, frutos de um trabalho realizado em meio à pandemia de Covid-19. A presença do vírus não significou apenas o fechamento de escolas e a intermediação abrupta das tecnologias no contexto da sala de aula. Os trabalhos realizados durante o auge da pandemia representam o tempo em que a educação mostrou a sua face mais generosa. Não há outro termo para definir os esforços dos educadores desde que a nossa realidade passou a ser outra.

Em relação à sua conclusibilidade, remetemo-nos ao fato de que o encerramento do Módulo II, em setembro de 2021, coincidiu com o término do ano letivo de 20202 na universidade e, com isso, a saída dos residentes formandos do projeto.

E o que isso significou para a nossa decisão em organizar, antes do encerramento do subprojeto, a obra? Significou o nosso reconhecimento ao grupo de acadêmicos que se reuniram em outubro de 2020, junto com a coordenação e as preceptoras, pois eles são parte do legado de um projeto que logrou êxito.

Portanto, entendemos que tínhamos em mãos, enquanto coordenadoras do subprojeto, mais do que registros de encontros, cronogramas, formulários, planos de atividades e etc. Tínhamos uma história que se construiu no decorrer de 12 meses entre os vinte e quatro residentes (alunas e alunos de 3º e 4º anos), as três professoras de escolas públicas do ensino fundamental e médio e as duas professoras da universidade.

Frente à nossa inquietude em marcar definitivamente a trajetória do subprojeto, deparamo-nos com a perspectiva aberta para que pudéssemos levar a cabo o propósito de compartilhar a nossa experiência a partir da publicação de uma obra. Isso se deu por meio do Edital 070/2021-PPGL/Programa de Pós-graduação em Letras, nível de mestrado e doutorado da UNIOESTE, o qual nos contemplou com o recurso oriundo do PROAP/CAPES3 .

, aqui estamos, na apresentação desse e-book que objetiva mostrar a construção e o desenvolvimento do subprojeto sob o pano de fundo histórico mencionado. A obra Relatos sobre vivências: Experiências docentes na pandemia: Residência Pedagógica – Subprojeto de Língua Portuguesa | Língua Espanhola, sob o efeito de sentido da primeira parte do título, provoca a reflexão de que, sim, o projeto poderia ter submergido às dificuldades. Mas, aqui, registrase justamente o contrário, o que reitera o que fundamenta os princípios dos sujeitos comprometidos com a educação: jamais esmorecer.

(…)

As organizadoras,
outubro de 2021.

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

978-65-5869-660-5

Número de páginas

150

Organização

Juliana de Sá França, Luciane Thomé Schröder

Formato