“Sozinho na minha torre”: Representações discentes sobre o ensino remoto no Piauí

Marília Mesquita Queiroz, Poliana Bruno Zuin

O conteúdo apresentado neste livro resulta dos enunciados de estudantes oriundos de diversos municípios e povoados localizados nas proximidades da cidade de Angical, no Piauí, sobre suas experiências de aprendizagem durante o ensino remoto. São jovens que, no ano de 2023, cursaram a terceira série do ensino médio em uma escola da rede federal em Angical e que fazem parte de um grupo de alunos que, em sua maioria, ingressaram nesse nível escolar através de processo seletivo realizado de forma virtual, no início de 2021, em meio à pandemia da covid-19.
Com a proposta de documentar experiências de aprendizagem no ensino remoto durante a pandemia e avaliar a própria prática docente em um estudo de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a orientação da professora Poliana Bruno Zuin, com quem organizo este volume, reunimos 31 narrativas produzidas pelos alunos da referida turma que se encontravam presentes na escola na oportunidade de nossa visita e que concordaram em narrar suas vivências de aprendizagem no período do afastamento compulsório das atividades acadêmicas presenciais. Como sabemos, o ambiente virtual se apresentou como uma forma de minimizar os impactos causados em diferentes âmbitos, em especial no da educação, dadas as restrições que impossibilitaram a continuação das atividades escolares de forma presencial. Nessa situação atípica, as aulas on-line síncronas se configuraram não apenas como momentos de compartilhar os conteúdos formais das unidades curriculares, mas como ocasiões para que fosse mantido o contato entre alunos e professores, propiciando um aspecto essencial tanto para a saúde mental quanto para a construção do conhecimento: a interação.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1013-1

Número de páginas

69