Ação, personagem, espaço e tempo: do texto ao verbo

Aparecida Feola Sella, Clarice Cristina Corbari, Valdeci Batista de Melo Oliveira

APRESENTAÇÃO

Neste livro, você, professor(a), vai encontrar proposta de material didático a ser aplicado no Ensino Fundamental II e discussões que visam a respaldá-lo(a) nesse trabalho. Projetamos textos e exercícios para aplicação em sala de aula (considerando possibilidade de adaptação), com base em correntes teóricas que subsidiam conceitos e reflexões. Apresentamos, também, uma parte teórica sobre verbo, para leitura do professor.

O percurso é limitado à estrutura do texto narrativo, que vai desde sua macro-organização até a relação estabelecida no âmbito da frase. Em termos da macroestrutura do texto narrativo, o enfoque incide justamente na possibilidade de o aluno entender como pode lidar não só com modelos canônicos, mas também com a criatividade. Na narrativa, sempre se espera o desenrolar de um drama. No nível da frase, parte-se do princípio de que também se estabelece um pequeno drama, movimentado pela relação do verbo com os termos a ele vinculados.

Pretende-se demonstrar algumas estratégias de reflexão linguística que possam motivar o aluno a lidar com a leitura e com a escrita de forma criativa e produtiva. Por se tratar de um livro com finalidade principalmente didática, optou-se por um texto que se apresentasse, na medida do possível, em linguagem adaptada para o nível do aluno, para possibilitar a utilização em sala de aula.

A obra se organiza em três partes. Nas duas primeiras, apresentam-se propostas didáticas, em forma de unidades curtas, sequenciais, destinadas a trabalhar, no primeiro momento, os elementos do texto narrativo, com foco no conto, e no segundo momento, o verbo como elemento mobilizador de uma microcena no interior da frase.

Assim, a Parte 1, intitulada Ação, tempo, espaço e personagem no texto narrativo, agrega nove unidades, que apresentam contos relacionados à história de uma gatinha e textos explicativos sobre a estrutura e os elementos do texto narrativo, sobre os diferentes modos de falar e de escrever e sobre coesão textual.

Já a Parte 2, sob o título Ação, tempo, espaço e personagem na frase, com dez unidades, traz textos relacionados à história de um cãozinho e explicações sobre o conteúdo “verbo”: definição de verbo, morfemas que o compõem, categorias gramaticais (tempo, modo e aspecto verbal, e pessoas do discurso), aspectos sintáticos e valor semântico dos verbos. Em todas as unidades, tanto da Parte 1 quanto da Parte 2, há propostas de exercícios para praticar o que foi abordado na respectiva unidade.

A proposta da Parte 3, Verbo: reflexões teóricas, destina-se à leitura e reflexão sobre aspectos relacionados ao verbo, com vista a subsidiar o trabalho com esse conteúdo em sala de aula. Estão presentes tanto as categorias tradicionalmente abordadas na descrição do verbo quanto as funções sintáticas e semânticas do verbo sob a perspectiva desse elemento como matriz da organização da frase verbal.

Externamos nossos agradecimentos à Universidade Estadual do Oeste do Paraná e ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Letras todo o apoio recebido para que este livro pudesse ser publicado. Esperamos que esta obra possa auxiliar você, professor(a), em seu incansável esforço de melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.

Valdeci Batista de Melo Oliveira
Aparecida Feola Sella
Clarice Cristina Corbari

Ano de lançamento

2020

Autoria

Aparecida Feola Sella, Clarice Cristina Corbari, Valdeci Batista de Melo Oliveira

ISBN

978-65-5869-116-7

ISBN [e-book]

978-65-5869-263-8

Número de páginas

141

Formato