Desenvolvimento Sustentável: uma análise prática de modelos de gerenciamento de resíduos sólidos

Lucimar Duarte

PREFÁCIO

A alguns anos, antes mesmo de me graduar em Engenharia ambiental e sanitária, fui convidada por uma administradora para uma conversa que tinha por objetivo entender o universo da minha área de formação. Tínhamos um vínculo, a Lucimar e eu, éramos vizinhas e sua filha é uma grande amiga. Eu já nutria minhas admirações por ela por ser uma mãe dedicada, um ser humano incrível em inteligência, força, compreensão, simpatia e educação, quando conversamos se abriu uma nova aba na minha coleção de admirações: eu passei a admirar também como profissional. Lucimar Duarte, já graduada, mestre e profissional de sucesso estava buscando desenvolver um projeto novo, algo que envolvesse seus conhecimentos de formação acadêmica, mas se associasse às necessidades da sociedade atual. Essa mulher propunha se desenvolver no pessoal, mas também proporcionar uma nova ótica a uma questão antiga: a problemática ambiental dentro do contexto da construção civil e administração.

A construção civil enquadra-se no grupo de atividades com considerável potencial poluidor, sendo seus principais passivos ambientais vinculados aos resíduos sólidos produzidos. Discorre-se nesse trabalho, dentre outras coisas, sobre os pilares do desenvolvimento sustentável aplicados ao gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil: atividades ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

O arranjo atual da sociedade moderna é falho do ponto de vista ambiental: os recursos naturais são extraídos, utilizados e retornados ao meio ambiente em forma de resíduos sólidos ou líquidos (ARAÚJO E MENDONÇA, 2009), muitas vezes mal gerenciados e dispostos no solo e água de maneira indevida gerando passivos ambientais, esgotamento dos recursos naturais e perca de qualidade de vida para a população. Apesar da temática ambiental de estar em alta atualmente, os conceitos do desenvolvimento sustentável nem sempre são abordados de maneira inclusiva para atingir e sensibilizar as diferentes parcelas da sociedade.

É fato que a responsabilidade ambiental é um dever de todos, individual e coletivamente. Contudo, despertar o interesse da sociedade como um todo envolve trabalho e maleabilidade em busca de diferentes metodologias de sensibilização da comunidade respeitando as particularidades de cada indivíduo, grupo e segmento produtivo. Esse trabalho é um excelente exemplo de como inserir a temática ambiental a um público específico. Através do uso de uma linguagem voltada para seu público-alvo, a autora se mune de argumentos envolventes pra seu público alvo: lucro, competitividade, marketing, redução de custos, retorno econômico… todas essas questões são importantes agentes incentivadores da prática de proteção ambiental no segmento da construção civil, e muitas vezes mais “arrebatadores” do que a sensibilização pura e simples quanto à proteção ambiental.

Feliz e orgulhosa por ter sido convidada a prestigiar esse projeto, convido vocês a ler o trabalho, com votos de que ele seja tão produtivo para vocês quanto o foi para mim.

Cryslara de Souza Lemes
Engenheira Ambiental e Sanitarista
Especialista em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária

Ano de lançamento

2021

Número de páginas

113

ISBN

978-65-87645-48-3

ISBN [e-book]

978-65-5869-180-8

Autoria

Lucimar Duarte

Formato