ISBN: 978-65-87645-72-8

Autor/Organizadores: Francisco Vieira da Silva; Leonardo Mendes Álvares; Lucas Andrade de Morais

APRESENTAÇÃO

Discurso(s), Identidade(s) e Ensino é um e-book que reúne, para além de autoria coletiva, um construto plural, sob os aspectos temáticos e também das ancoragens teóricas e das abordagens metodológicas implicadas nas pesquisas das quais resultam os seus capítulos. Constitui-se, assim, um “espaço” para diálogos, mediados por seus autores, entre teóricos de variadas vertentes nos eixos temáticos já referidos do título, quais sejam o(s) discurso(s), a(s) identidade(s) e o ensino.

Os oito capítulos são entrelaçados ora por congruência temática, ora por filiação a um mesmo arcabouço teórico/metodológico adotado para as análises expostas, ora pela afinidade de olhares – ou de lugares de fala – de seus autores, o que lhes confere, simultaneamente, a autonomia esperada de artigos científicos e a conexão desejada a textos reunidos num mesmo livro.

A menção ao artigo científico deve-se ao fato de que fora este o gênero adotado como referência quando da provocação feita às/aos colegas, no convite para a escrita conjunta deste e-book. Uma vez que apresenta breves notícias de resultados de pesquisas acadêmicas, concluídas ou em andamento, realizadas ou orientadas por cada um(a) das/dos autor(a/e)s, e que o produto final destina-se, especialmente, ao compartilhamento destes resultados com outr(a/o)s pesquisado(a/e), a fluência e concisão habituais nos artigos científicos era a inspiração buscada.

Os diálogos aqui estabelecidos entre discursos e identidades abrangem aspectos normativos da gramática da língua portuguesa, noções como a de variante e jargão técnico; exploram conceitos operacionais do trabalho com os discursos, como dos atos de fala, argumentação, polêmica, ideologia; expõem relações profícuas para a formação de corpora em pesquisas no campo interseccional estabelecido entre discursos e identidades por via de memórias (individuais, de um grupo, de um lugar etc), de entrevistas, de documentos…

Em resumo, este e-book com que agora você se defronta enseja um esforço coletivo de partilha de pedaços dos frutos colhidos por cada autor(a) em suas trajetórias de formação/atuação acadêmica. Dados o contexto e o propósito da produção, os pedaços aqui ofertados não são fartos, prestam-se bem a uma degustação, portanto não conseguirão saciar a fome por conhecimentos mais densos, por análises mais profundas. Ainda assim a partilha é generosa, já que, para além de apresentar os frutos, indica onde e como foram encontrados, como foram colhidos e algumas maneiras possíveis de sorvê-los.

Os organizadores