Educação especial, adaptações curriculares e inclusão escolar: desafios na alfabetização

Maria Piedade Resende da Costa, Miryan Cristina Buzetti, Regiane da Silva Barbosa

APRESENTAÇÃO

Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.
Vinícius de Moraes

Este livro é fruto da parceria entre as autoras Miryan e Regiane com a orientação da professora Maria Piedade. Desde 2014 as autoras desenvolvem projetos juntas com a temática de adaptação curricular voltada para o ensino de leitura e escrita para estudantes público alvo da educação especial. A parceria teve início no curso de Doutorado em Educação Especial sob orientação da professora Piedade que sempre incentivou a investir em cursos de formação continuada para professores, compartilhando nosso conhecimento sobre práticas pedagógicas em educação especial para professores da educação básica. Em diversas situações participantes dos cursos ministrados em congressos e eventos na área nos questionavam sobre a publicação de um livro sobre a temática, apontando a necessidade de um material fundamentado e com exemplos práticos possíveis de realizar em sala de aula. A partir desses questionamentos a ideia foi amadurecendo e começamos a organizar o presente livro.

A parte introdutória é fruto de nossas pesquisas individuais que acabaram se unindo nessa caminhada, pesquisas realizadas nas plataformas de busca nacionais e internacionais evidenciavam a necessidade dos professores de aprofundar os conhecimentos na área da adaptação curricular, e, nossas experiências como professoras de sala de aula do Ensino Fundamental I, da Educação Infantil e do Atendimento Educacional Especializado, somado a nossa experiência nos cursos de formação de professores favoreceu a escolha de uma linguagem pedagógica acessível e coerente a realidade do professor. Buscamos nesse livro apresentar uma fundamentação atual e coerente com a legislação brasileira vigente, e exemplificar com estratégias e adaptações vivenciadas por nós na prática.

Nosso objetivo maior com essa obra é mostrar para o professor que a adaptação curricular é possível. Nosso foco são as adaptações na área da alfabetização, uma área de extrema relevância, mas complexa e com o desempenho bem comprometido na realidade nacional. Por isso, nosso esforço em pesquisar sobre a temática e buscar chegar ao maior número de professores possíveis, demonstrando a eles que quando temos um conhecimento pedagógico adequado sobre nosso aluno e sobre o processo de aprendizagem conseguimos elaborar e planejar adaptações curriculares adequadas a necessidade dos estudantes. Portanto, como nos diz Vinícius de Moraes, o mais importante é dar o primeiro passo, e se, você está lendo essa apresentação, é porque você já deu o seu primeiro passo!

O livro está estruturado de uma maneira que você possa compreender primeiro o que é adaptação curricular, quais os aspectos legais, e quais tipos de adaptações podemos realizar no ambiente escolar. Em seguida trazemos um capítulo sobre a aprendizagem da leitura e escrita, demonstrando os principais conceitos envolvidos nesse processo, pautado no olhar da psicologia cognitiva. Após esses dois capítulos introdutórios trazemos um olhar mais específico para as características e necessidades de estudantes público alvo da educação especial.

Esperamos que ao longo da leitura do livro você consiga compreender o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, conhecer as possibilidades de adaptação curricular, e principalmente, a partir desse livro enriquecer e elaborar propostas de adaptações para a sua realidade, favorecendo a aprendizagem do seu aluno!

Nosso afetuoso abraço, boa leitura!

Regiane da Silva Barbosa
Miryan Cristina Buzetti
Maria Piedade Resende da Costa

Ano de lançamento

2019

Autoria

Maria Piedade Resende da Costa, Miryan Cristina Buzetti, Regiane da Silva Barbosa

ISBN

978-85-7993-627-2

ISBN [e-book]

978-85-7993-633-3

Número de páginas

105

Formato