Todos os produtos
- Home
- Todos os produtos
Exibindo 25–36 de 93 resultados
-
Educação Estética: diálogos com a Teoria Histórico-Cultural
R$40,00Educação Estética Histórico-Cultural
Este livro foi organizado e constituído por meio de diálogos de professoras/es sobre arte e educação estética à luz da Teoria HistóricoCultural de Lev Semionovitch Vigotski. De base marxista e spinozista, o autor bielorrusso interessava-se em compreender fenômenos relativos aos seres humanos e às leis gerais de seu desenvolvimento. Para tanto, enfatizou as influências históricas, culturais, emocionais e estéticas neste processo do constituir-se humano, afirmando que isso somente é possível em meio às relações com outras pessoas.
Para a Teoria Histórico-Cultural, os seres humanos são uma unidade afeto-intelectiva. Tanto afeto quanto intelecto são essenciais para a nossa constituição. Portanto, nos processos educativos, ambos precisam ser considerados enquanto unidade, pois, tanto na resolução de um cálculo matemático, quanto na apreciação de uma música, o nosso corpo uno, pulsa, relaciona-se afetiva e intelectivamente. A arte para Vigotski (1999) é a ferramenta das emoções, uma atividade exclusivamente humana que possibilita a vivência potente
das nossas próprias emoções, particularizando-as, como afirma Pederiva (2009). Nas vivências artísticas, a dimensão emocional sobrepõe-se à intelectiva, afetando todo o corpo. É nesse sentido, que partilhamos a essência de uma educação estética histórico-cultural: de criar possibilidades para que as pessoas vivenciem conscientemente suas emoções. Por este motivo, advogamos a favor da organização de ambientes educativos que tenham como centralidade a vivência estética, superando a concepção de arte como análise de conteúdo,
forma, material e sua utilização como prazer (VIGOTSKI, 2003). Na vivência estética, entregamo-nos voluntariamente aos elementos combinados da música, cinema, literatura, dança, teatro e, por se tratar de uma vivência, a menor unidade pessoa-meio (VIGOTSKI, 2018), a maneira como esses elementos são organizados afeta de modo distinto cada ser humano. Há uma relação dialética, histórica e cultural na vivência estética. É uma vivência singular, portanto, não cabe a nós, enquanto seres humanos, como professoras/es, quantificá-la. Arte é liberdade, liberdade de criar, vivenciar, afetar e ser afetado. Liberdade de sentir, além da apropriação das técnicas e ferramentas culturais relativas a essa atividade, para sua expressão, apreciação e criação. A vivência na arte amplia as possibilidades de ser, de estar e constituir a nossa humanidade, como organização de seres culturais. O acesso às diferentes culturas, às diferentes artes é um direito de todas e todos.As organizadoras
Brasília, dezembro de 2020 -
EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA – Débora Cristina Sales da Cruz Vieira; Rhaisa Naiade Pael Farias; Simão de Miranda (Organizadores)
R$32,00R$40,00Débora Cristina Sales da Cruz Vieira; Rhaisa Naiade Pael Farias; Simão de Miranda (Organizadores) !@
Educação infantil na perspectiva histórico-cultural: concepções e práticas para o desenvolvimento integral da criança. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 219 p.
ISBN 978-65-87645-59-9 [Impresso]
978-65-87645-90-2 [Digital]
1. Educação infantil. 2. Perspectiva histórico-cultural. 3. Desenvolvimento integral da criança. I. Autoras/autores. II. Título.
CDD – 370 -
EDUCAR OS TRÊS PRIMEIROS ANOS: A experiência Pikler-LÓczy – 3ª Edição
R$28,00R$35,00Judit Falk (Organizadora)!@
Educar os três primeiros anos: a experiência Pikler – Lóczy. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 102p.
ISBN 978-65-5869-048-1
1. Educação de bebês. 2. Experiência de Lóczy. 3. Educar os
três primeiros anos. 4. Autoras. I. Título.
CDD 370 -
ENCONTRO DE PALAVRAS. O OUTRO NO DISCURSO – Augusto Ponzio
R$35,00Augusto Ponzio !@
Encontros de palavras. O outro no discurso. Pedro & João Editores. São Carlos. 2018. 179 p.
ISBN 978-85-7993-028-7 [1ª edição]
ISBN 978-85-7993-535-0 [2ª edição]
1. Discurso. 2. Palavra do Outro. 3. Bakhtin. 4. Ideologia. 5. Dialogismo. I. Autor.
CDD 410 -
ENSAIOS DE DIALOGISMO – Edson Nascimento Campos, Herbert de Oliveira Timóteo, Mariano Alves Diniz Filho
R$35,00Edson Nascimento Campos; Herbert de Oliveira Timóteo; Mariano Alves Diniz Filho !@
Ensaios de dialogismo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 124p.
ISBN: 978-65-87645-16-2
1. Estudos bakhtinianos. 2. Dialogismo. 3. Grupo de Estudos Bakhtinianos de Belo Horizonte (GEB-BH). 4. Autores. I. Título.
CDD – 410 -
ESCRITAS DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODOS DE ESTAR ATENTOS A SI E AOS OUTROS – Laura Noemi Chaluh; Keila Santos Pinto (Organizadoras)
R$28,00R$35,00Laura Noemi Chaluh; Keila Santos Pinto (Organizadoras) !@
Escritas do cotidiano na Educação Infantil: modos de estar atentos a si e aos outros. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 95p.
ISBN 978-85-7993-679-1
1. Formação de professores. 2. Saberes da experiência. 3. Narrativas. 4. Alteridade. 5. Autores. I. Título.
CDD – 370 -
ESTUDOS DE BEBÊS E DIÁLOGOS COM A SOCIOLOGIA – Gabriela Tebet (Organizadora)
R$52,00R$60,00Gabriela Tebet (Organizadora) !@
Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 631p.
ISBN 978-85-7993-660-9 [Ebook]
978-85-7993-669-2 [Livro impresso]
1. Estudos de Educação. 2. Estudos de bebês. 3. Sociologia e estudos de bebês. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370 -
ESTUDOS DIALÓGICOS DA LINGUAGEM E PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA – Rosangela Hammes Rodrigues; Rodrigo Acosta Pereira (Orgs)
R$36,00R$45,00Rosangela Hammes Rodrigues; Rodrigo Acosta Pereira (Orgs) !@
Ano de Publicação 2016
Páginas 338
Tamanho 16 x 23
ISBN 978-85-7993-349-3 -
ESTUDOS E PESQUISAS COM O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS EM PERIFERIAS URBANAS – Heloisa Josiele Santos Carreiro; Maria Tereza Goudard Tavares (Orgs.)
R$32,00R$40,00Heloisa Josiele Santos Carreiro; Maria Tereza Goudard Tavares (Orgs.)
Estudos e pesquisas com o cotidiano da educação das infâncias em periferias urbanas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 297p.
ISBN 978-85-7993-490-2
1. Educação das infâncias. 2. Estudos do cotidiano da educação. 3. Educação em periferias urbanas. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370 -
Eu quero ser o sol! crianças pequenininhas, culturas infantis, creche e intersecção
R$28,00R$35,00Flavio Santiago !@
Eu quero ser o sol! crianças pequenininhas, culturas infantis, creche e intersecção. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 154p.
ISBN 978-85-7993-698-2
1. Creche. 2. Culturas infantis. 3. Crianças pequenininhas. 4. Interseccionalidade. 5. Autor. I. Título.
CDD – 370 -
FIO SOLTO: QUE ESCOLA VOCÊ DESEJA? – Grupo ATOS-UFF
R$25,00Grupo ATOS-UFF !@
Fio Solto: que escola você deseja? São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 97p.
ISBN 978-85-7993-330-1 [1ª edição]
978-65-87645-26-1 [2ª edição]
1. Que escola desejo. 2. Educação. 3. Escolas possíveis. 4. Vida. I. Título.
CDD – 370 -
FORMAÇÃO DE LEITORES NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – Heloísa Helena Dias Martins Proença; Guilherme do Val Toledo Prado; Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (Organizadores
R$35,00Heloísa Helena Dias Martins Proença; Guilherme do Val Toledo Prado; Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (Organizadores) !@
Formação de leitores: narrativas de profissionais da educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 161p.
ISBN 978-85-7993-779-8
1. Formação de leitores. 2. Narrativas de profissionais da educação. 3. GRUPAD – FE – Unicamp. 4. Autores. I. Título.
CDD – 370