0
R$0,00
Mini Cart
  • Carrinho vazio

    Nenhum produto adicionado.

PONTUAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA – Mara Lúcia Fabricio de Andrade

PONTUAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA – Mara Lúcia Fabricio de Andrade

R$25,00

Mara Lúcia Fabricio de Andrade !@
Pontuação no processo de aquisição da escrita. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 198p.
ISBN 978-85-7993-680-7
1. Pontuação. 2. Processo de aquisição da escrita. 3. Usos e funções da pontuação. 4. Ensino e Intervenção. 5. Harmonia da página. 6. Leitura. 7. Autora. I. Título. CDD – 410

Em estoque

SKU: 966943 Categoria:

Descrição

Prefácio

Um novo olhar, multifacetado, fruto de intersecções teóricas da Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Neurolinguística, voltado às especificidades do ensino de pontuação. Essa é a principal contribuição do livro da Professora da Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo, Mara Lúcia Fabrício de Andrade, doutora em Linguística e especialista em Psicopedagogia. Para quem busca atualização e aperfeiçoamento para planejar as suas aulas, o livro pretende auxiliar os professores de língua materna no desafio de ensinar a pontuação, de forma a favorecer o amadurecimento linguístico do sujeito. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – aponta a necessidade de se trabalhar de forma crítica e contextualizada as práticas de linguagem, o que confere atualidade e relevância ao livro, já que a preocupação da autora é abrir perspectivas para o ensino de pontuação a partir da vivência de sala de aula e dos processos mentais envolvidos no uso dos sinais de pontuação. O domínio do sistema de escrita envolve a sistematização dos sinais de pontuação na aprendizagem gramatical e em exercícios de reescrita. Observa-se, assim, a prática discursiva para conhecer as diferentes funções e perceber os efeitos de sentidos provocados nos textos pelo uso de sinais de pontuação.

Além da origem e descrição do uso dos sinais de pontuação são apresentados fundamentos teóricos e reflexões neurolinguísticas sobre os usos e funções da pontuação.   O processo de aquisição e consolidação da escrita é discutido com a apresentação de atividades interativas de ensino, bem elaboradas, que podem ser aplicadas no cotidiano da sala de aula.  O livro contribui para o desenvolvimento de habilidades significativas para a aquisição da modalidade escrita da língua, de forma contextualizada e articulada ao uso social. Fornece parâmetros para inserir no cotidiano da sala de aula o ensino da pontuação, com sugestão de sequências de atividades didáticas construtivas, que valorizam os alunos, estimulam a autonomia e o desenvolvimento de estratégias que possam torná-los escritores competentes.

Elaine Liberatti.

Professora da Rede Estadual de Educação (PEBII – SEE-SP)

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PONTUAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA – Mara Lúcia Fabricio de Andrade”