Mapeando a linguística aplicada em sua multiplicidade: (re)descobertas

Mariana Ruiz Nascimento, Valeska Virgínia Soares Souza

APRESENTAÇÃO

Valeska Virgínia Soares Souza

Mariana Ruiz Nascimento

Mateus Mariano Duarte Marques

O livro “Mapeando a Linguística Aplicada em sua multiplicidade: (re)descobertas” destina-se a estudantes, professores e pesquisadores que se interessem por diferentes temas na área de Linguística Aplicada (LA), que pode ser descrita “como um amplo campo interdisciplinar de estudo preocupado com soluções para problemas ou com a melhoria de situações envolvendo a linguagem e seus usuários e usos”1 (BERNS; MATSUDA, 2010, p. 3). Concebendo a LA, assim como Szundy e Guimarães (2020), como área cada vez mais efervescente e implicada politicamente com questões em esferas sociais diversas, em crescimento visível em suas publicações e na participação de seus filiados em associações e em eventos nacionais e internacionais, as autoras e os autores desta obra tentam abranger temas de relevância na contemporaneidade.

De formação e atuação diversas, os 30 autores dos 9 capítulos estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos em suas 3 diferentes linhas de pesquisa: Teoria, descrição e análise linguística; Linguagem, sujeito e discurso; e Linguagem, ensino e sociedade. Durante o primeiro semestre de 2021, participaram conjuntamente na disciplina Bases Teóricas em Linguística Aplicada, que foi ofertada para mestrandos e doutorandos do programa. No percurso, redigiram textos científicos a partir de pesquisas bibliométricas, levantamentos documentais e bibliográficos, e reflexões sobre dados de mapeamentos em diferentes temas da LA; logo depois, com consequente entusiasmo, decidiram publicar coletivamente esta coletânea.

Além do capítulo inicial, escrito pela professora da disciplina como relato autobiográfico e narrativo, a obra abrange outros oito capítulos redigidos colaborativamente pelos discentes da disciplina. Os pósgraduandos reuniram-se em um par, um trio e seis grupos de quatro membros para investigar temas de interesse comum. Como a escrita do texto de pesquisa fazia parte do plano de avaliação da disciplina, todos seguiram os direcionamentos postados pela professora na plataforma Moodle:

Escolha de um tema da Linguística Aplicada para um mapeamento das pesquisas conduzidas (a partir de temporalidade e de escopo definido pelo grupo) e redação de um texto, que pode ser um ensaio, uma pesquisa bibliométrica, bibliográfica ou de estado da arte, direcionado para publicação em um periódico a ser definido pelo grupo. O texto deve conter de 10 a 15 páginas, 6.000 a 8.000 palavras, incluindo referências, que devem abranger no mínimo 20 itens. Critérios de avaliação: densidade teórico-metodológica, atendimento às características prototípicas do gênero, atendimento aos aspectos de língua e de forma esperados em um texto acadêmico. (Excerto do plano de avaliação da disciplina Bases Teóricas em Linguística Aplicada, 2021).

Os capítulos foram organizados sequencialmente a partir de sua relação com os temas abordados na disciplina, começando com o histórico da disciplina, pela experiência da professora, e com o histórico da Linha de pesquisa à qual a disciplina está vinculada. Os capítulos seguintes seguem o cronograma em que os temas gerais foram trabalhados: Linguística Aplicada Crítica, Linguística Aplicada e Ciência, Linguística Aplicada e Análise do Discurso, Linguística Aplicada e Educação, e Linguagem e Tecnologias. Nos parágrafos seguintes, apresentamos cada um dos capítulos em linhas gerais.

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

978-65-5869-458-8

Número de páginas

191

Organização

Mariana Ruiz Nascimento, Valeska Virgínia Soares Souza

Formato