ISBN eBook – 978‐85‐7993‐109‐3 Impresso – 978‐85‐7993‐138‐3

Autor/Organizadores: Fábio Marques de Souza; Angela Patricia Felipe Gama

PREFÁCIO

 

 

Os trabalhos científicos que compõem este livro são de grande relevância à legitimidade de um olhar atento aos estudos midiáticos, linguísticos e pedagógicos. Nesta obra se desvela claramente o compromisso de seus autores com a ampliação de conhecimentos, com as reflexões fundamentadas em experiências investigativas e com a divulgação de saberes.

 

Cumpre dizer que o referido compromisso se traduz nas pertinentes interfaces delineadas ao longo desta publicação que, por sua vez, trazem em seu cerne o conceito de heterogeneidade. Esta permeia as concepções sobre as práxis pedagógicas, o uso das mídias na sala de aula, as especificidades dos gêneros discursivos e as investigações alicerçadas em dados de ordem cultural.  

 

 Integram‐se, desta forma, os anseios do meio acadêmico que não se limitam às considerações essencialmente teóricas, mas assinalam o imprescindível diálogo entre teoria e aplicação, perfeitamente condizente com o labor que merece destaque no mundo globalizado. Sob este prisma, espera‐se que os profissionais dos ambientes escolares e universitários se valham das mídias em suas práticas, entendam a validade de se discutir as peculiaridades tangentes aos meandros do discurso e compreendam a inerência da atualização de conhecimentos no ensino, sem alijar‐se da diretriz crítica e reflexiva que deve orientar suas escolhas.

 

“Mídia, linguagem e ensino: diálogos transdisciplinares” está pensado a atender as inquietações dos profissionais que 8 se debruçam sobre estas questões e se veem motivados a descobrir, repensar caminhos metodológicos e subsídios teóricos para embasar suas ponderações. Saudemos, com votos de sucesso, aos autores deste livro, cujos textos sintetizam as expectativas de seus leitores e apresentam mais uma importante contribuição à pesquisa brasileira.

 

Dra. Viviane Conceição Antunes (UFRRJ / IM)

 Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol/Literatura