Pesquisas em políticas linguísticas e ensino de línguas

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, Wânia Cristiane Beloni

APRESENTAÇÃO

O contexto emergente tem suscitado novas propostas de educação bi/multilíngue e de abordagens sobre fatores sociolinguísticos, quanto à valorização do multilinguismo e da diversidade, em consonância com os direitos e as atitudes linguísticas. Portanto, medidas que favoreçam as regiões com línguas em/de contato, sejam nas instituições de ensino, nas práticas pedagógicas ou em determinadas comunidades de fala, fazem-se urgentes.

Desse modo, é justamente essa multiplicidade linguístico-cultural que perpassa as tessituras que compõem esta obra, intitulada de Pesquisas em políticas linguísticas e ensino de línguas, cujos estudos envolvem o viés político linguístico e a sua relação com as línguas em/de contato, com o ensino de línguas e a análise de materiais didáticos, tendo em vista a “intrínseca relação entre a linguagem, os indivíduos, suas identidades e a sociedade” (VON BORSTEL, 2013, p. 3).

Embora haja uma diversidade sociolinguística que caracteriza o cenário brasileiro e um avanço na investidura de abordagens de cunho sócio-político em prol de uma Educação de Línguas (HAMEL, 2003), o ensino de línguas se vê, ainda, fortemente arraigado à tendência formalista que desconsidera a situação e o sujeito real em interação comunicativa. Assim, a multiplicidade é mascarada por ações políticas que primam pelo universal e pelo constante, incutindo a primazia do comum a uma sociedade heterogênea.

Nesta acepção de múltiplo, variado e complexo, haja vista as conjunturas analisadas nos artigos deste livro, optou-se por organizar as discussões teórico-reflexivas dos colaboradores em três partes, sendo a primeira destinada às Pesquisas em Línguas em/de Contato; a segunda às Pesquisas em Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas; e a terceira às Pesquisas em Análise de Material Didático.

Assim, a primeira parte deste e-book envolve pesquisas relativas às línguas em/de contato e correlaciona a relação existente entre língua, sociedade e identidade, desde uma perspectiva investigativa que traz um levantamento de teses e dissertações, a estudos sobre comunidades linguísticas em ambientes de multilinguismo, conforme postula Oliveira (2016).

(…)

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

978-65-5869-613-1

Número de páginas

313

Organização

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, Wânia Cristiane Beloni

Formato