ISBN: 978-65-5869-033-7

Autor/Organizadores: Tech, Adriano Rogério Bruno

APRESENTAÇÃO

Neste ano de 2020 o Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação da Indústria Animal (GIIA) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da Universidade de São Paulo (USP) completou 8 anos de existência. Durante este período tivemos a oportunidade de formar 81 Mestres. Hoje nosso Programa é uma realidade e é um dos destaques no Estado de São Paulo na área de Administração da CAPES e, principalmente na região de Pirassununga, na rota São Paulo – Ribeirão Preto, o qual continua em constante crescimento.

O livro é fruto de uma parte dos trabalhos desenvolvidos pelos Discentes e Orientadores do Programa já finalizados e em andamento. O Agronegócio hoje é uma área de destaque no cenário Brasileiro, contribuindo sobremaneira para o PIB brasileiro e o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação na Indústria Animal tem atuado diretamente no desenvolvimento de pesquisas para aumento de qualidade e produtividade neste setor. Esperamos que este primeiro Livro possa ser utilizado como fonte de consulta e apoio às pesquisas em sua respectiva área de atuação.

Essa obra, realizada a muitas mãos, criou coragem de sair do plano das ideias para a prática em um dos períodos mais críticos e dramáticos enfrentados pelo país nas últimas décadas. O isolamento social compulsório, fruto da pandemia, nos obrigou a trabalhar ainda mais, em função de superar paradigmas para atender as atividades ligadas às nossas demandas de pesquisa e de aprendizado e, lembramos ainda que o presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ao avaliar e recomendar o Programa.

Aproveitamos, também para dizer, que este é o primeiro Livro de uma série que virá. Lembramos que os autores são responsáveis por seus respectivos Capítulos e, que os Organizadores simplesmente formataram o texto para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação. Boa leitura!!!

Os Organizadores