Novo

Os signos educativos em Felicidade por um fio: uma abordagem às relações étnico-raciais

R$35,00

No livro “Os signos educativos em Felicidade por um fio: uma abordagem às relações étnico-raciais”, as autoras nos proporcionam um trabalho que assenta seu brilhantismo ao desafiarem-se, com base na análise de um texto fílmico, a abordar, em especial, três temáticas caras aos estudos das linguagens: semiótica, ensino e as relações étnico-raciais.

A escolha do filme (signo) “Felicidade por um fio”, dirigido por Haifaa Al-Mansour (2018), já nos aponta a preocupação em discutir, com sensibilidade, a temática do racismo/da consciência negra (objeto do signo), a partir de outras tônicas que perpassam a narrativa: situações de vida das pessoas negras, os estereótipos sociais, a libertação da mulher negra, o padrão eurocêntrico na sociedade e identidade.

Ao longo do livro, o leitor observa a semiose do texto fílmico a partir das escolhas discursivas recortadas pelas autoras. É possível verificar as nuances dos direcionamentos ideológicos. A leitura, pelo viés da semiótica norte-americana e de contribuições da linguagem cinematográfica, em uma combinação primorosa, aponta estratégias que possibilitam a compreensão do texto que articula verbal, visual e sonoro para a criação de determinados efeitos de sentido.

A didática com que a obra é construída agrega a preocupação das estudiosas com o ensino-aprendizagem de textos que integram diferentes linguagens na escola a partir da concepção da “pedagogia dos multiletramentos”, e com a instrumentalização dos professores para mediar a leitura crítica desses textos, com vistas a emancipação dos seus alunos.

Esta obra subsidia todos aqueles interessados em saber um pouco mais sobre as nuances da construção dos sentidos em um texto fílmico. Além disso, como as próprias autoras apontam em alguns momentos do trabalho, poderá contribuir com o surgimento de outras leituras e de outras práticas docentes que integrem as temáticas abordadas, inclusive de forma transdisciplinar, no intuito de promover uma educação que possibilite ações concretas no mundo.

Profa. Dra, Eliane Aparecida Miqueletti (UFGD)