VIII CÍRCULO – Rodas de conversa Bakhtiniana

https://paginas.uepa.br/viiicirculorodasbakhtinianas/

 

O GROTESCO DOS NOSSOS TEMPOS

Bem-vindos bakhtinianos e bakhtinianas de todo Brasil!

Este site reúne todas as informações que você precisa para participar do VIII Círculo – rodas de conversas bakhtinianas que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2021.

Nos colocamos em diálogo com outras vozes – dos movimentos sociais indígenas, quilombolas, lgbtqia+, ribeirinhos, de mulheres, de pessoas com deficiência, de negros e de outras categorias oprimidas; dialogando sobre os ambientes – os cronotopos – dos novos tempos e construir novos horizontes de futuros.

Em sua oitava edição, o Círculo, por meio do tema “O grotesco dos nossos tempos: vozes, ambiente e horizontes”, enfoca, basicamente, três eixos temáticos, que denominamos de arenas de debates, a saber: (i) “vozes”; (ii) “ambientes” ; e (iii) “horizontes” .

O evento pretende provocar com o tema do “grotesco”, um tema de múltiplos sentidos, significados e de variadas possibilidades para reflexão sobre os nossos tempos. Não se trata – não é adequado – reduzir, restringir os sentidos e possibilidades, precisamos montar como centro, como referência, a categoria bakhtiniana, mas em conexão com os múltiplos sentidos teóricos já inventados de “grotesco”, particularmente, os sentidos do senso comum, sempre em conexão com a complexidade do mundo real em que vivemos.

Categoria: