Agroecologia na escola: planos de aula para o ensino de ciências

Organização: Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Carlos Eduardo Pereira Nunes

O entendimento de questões sobre a produção de alimentos e outros produtos da agricultura e os impactos desta atividade na vida das pessoas e no ambiente é fundamental para formar indivíduos e uma sociedade críticos à crise ambiental atual e “preparar o solo” para a mudança de sociedade, que se faz urgente. A Agroecologia surge como uma ciência, movimento e prática, que engloba conteúdos de forma transdisciplinar, que se opõe ao modelo de campo e de produção imposto pela revolução verde, que se concretiza no modelo de agronegócio. Assim, incluir o estudo da Agroecologia nos currículos das nossas escolas é fundamental para construir, pela base, a mudança que queremos nas relações entre nós pessoas e os ecossistemas dos quais fazemos parte.
Ainda há a necessidade de se fortalecer a Educação do Campo, uma Educação no campo pelo campo e para o campo, em uma perspectiva de reprodução da vida e produção de alimentos para a vida. O campo que o movimento da Educação do Campo luta, é por um campo Agroecológico. Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, nosso país todavia, ainda não atingiu um estado de soberania alimentar em que alimentos de qualidade (com variedade e sem veneno) são acessíveis à extensa maioria da população. Assim, uma educação voltada para as questões do campo agroecológico se faz necessária e também urgente, para que mais pessoas vivam com qualidade e produzam no campo, contribuindo ainda mais para a produção de comida de qualidade com preços acessíveis, em uma luta para o bem viver: Com racismo, não há Agroecologia; Sem Feminismo, não há Agroecologia; Com LGBTQI+fobia não há Agroecologia etc.

[…]

ferramenta para divulgar e integrar a Agroecologia nas escolas, mas que ela não seja entendida como uma “agroecologia escolar”. Por fim, também esperamos que este livro seja a primeira edição a ser revista e ampliada em anos futuros pelas novas gerações de educadores formados pela LEC-UFVJM e que se torne algo útil para educadores tanto dentro como fora dos limites do campus.
Boa leitura!

Anielli Fabiula Gavioli Lemes
Carlos Eduardo Pereira Nunes

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-1327-9

Número de páginas

70