Manual para desinventar a formação de professoras(es): temas, problemas e disputas no campo educacional
Organização: Jaime Farias Dresch
O Manual para desinventar a formação de professoras(es): temas, problemas e disputas no campo educacional está organizado de modo a servir como um recurso didático de qualidade para a formação continuada de professores/as da Educação Básica, assim como para professores/as em formação, estudantes de cursos de licenciatura. Os/as autores/as desta obra aceitaram o desafio de divulgar suas pesquisas na forma de ensaio, tendo elaborado textos com uma estrutura menos convencional, estabelecendo diálogos mais próximos com os/as leitores/as. Ensaio, no contexto acadêmico, é um texto escrito por pesquisadores/as, que explora um tema específico de forma argumentativa e reflexiva. Geralmente, é estruturado de maneira livre, permitindo que o autor expresse suas ideias, análises e interpretações de maneira pessoal e crítica. É um gênero textual que pode abordar questões teóricas, metodológicas ou analíticas, oferecendo uma visão original e provocativa sobre o assunto em questão. Além de questões teóricas, há também relatos de experiência, que apresentam propostas didáticas, análises de situações formativas e de temas atuais, contribuindo para problematizar a realidade e para desinventar os modos de fazer a formação de professores/as que atuam ou que irão atuar na Educação Básica.