Leitura, Educação e suas ressonâncias

Organização: Wellton da Silva de Fatima

Focalizar Leitura, Educação e suas Ressonâncias é o que tem nos conduzido a LER na seara da produção de um conhecimento acadêmico engajado com o fazer educativo. O título deste livro, homônimo do nosso grupo de pesquisa vinculado ao CNPq, representa bem o que a leitora e o leitor encontrarão nesta coletânea. São pesquisas realizadas e orientadas por membras e membros do grupo, que tocam na questão da leitura, da educação – inclusive a educação técnica e tecnológica – e das ressonâncias que daí nascem. Apesar de muito novo, o grupo possui uma intensa agenda de trabalho nos mais diversos campos do saber, o que se reflete no conjunto dos textos que serão encontrados nesta obra organizada. Assim, apesar de oficialmente inscritos no domínio da linguística, área que normalmente se ocupa da questão da leitura, também abrigamos reflexões em outros domínios, orientadas pelos fazeres educativos, de um modo mais geral e abrangente. No total, são dez capítulos assinados por doze autoras e autores, em sua maioria docentes, que se ocupam das mais diferentes problemáticas. Desse modo, o livro apresenta um conjunto rico e diversificado de abordagens, que vão desde análises a partir de aparatos teóricos e metodológicos dos estudos da linguagem até reflexões mais específicas, relativas ao ensino nas salas de aula de educação básica. Por fim, esperamos ressoar na produção do conhecimento de pesquisas futuras de quem nos lê. Com esta leitura, convidamos você, leitora e leitor, ao diálogo e ao engajamento crítico, certos de que esse é o único caminho para uma prática acadêmica de qualidade.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-1454-2

ISBN [e-book]

978-65-265-1455-9

Número de páginas

182