
Formação continuada no Mato Grosso: as disputas curriculares e o lugar da educação das relações étnico-raciais
Autoria: Luciano da Silva Pereira
Esta obra apresenta importantes reflexões realizadas para pensar o debate sobre as políticas educacionais para formação continuada de professores, na perspectiva da temática racial. Nesse sentido, desde de 2023 temos realizado o curso de extensão intitulado “Formação de professores: teoria e prática para a educação das Relações Étnico-raciais em Mato Grosso”, junto a Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, com o objetivo fomentar a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão por meio de formação de professores atuantes nas escolas públicas de Mato Grosso, a partir de alguns eixos: políticas educacionais, práticas pedagógicas, identidades e formação de docente, abrangendo também pesquisadores que discutem as temáticas assentadas nos princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) por meio de leituras, discussões teóricas, pesquisas e ensino.
Com base nos descritores Práxis educacional, Projeto Educativo, Diversidade na Escola e Formação continuada, encaminhamos o trabalho de análise, visando conhecer alguns achados sobre o percurso do grupo entrevistado. Observamos como se dá a presença do debate sobre educação das relações étnico-raciais em suas práticas, na formação continuada e nas políticas educacionais que permeia a temática da ERER, avaliando a capilaridade de uma política que, a nosso ver, é de educação intercultural, de educação para a “diversidade à brasileira”.
A responsabilidade do antirracismo é de todos (as). No campo educacional essa é a convocatória descolonizadora capaz de alimentar nossas utopias emancipatórias e de promover viradas de grande envergadura. A gestão educacional e as comunidades escolares têm, como parte dos seus desafios político-pedagógicos, reiniciar o percurso de ambiências formativas e, assim, impulsionar a crítica aos projetos dinamizados.
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-1628-7 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1627-0 |
Número de páginas | 172 |