
Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantis e juvenis no Brasil: vias à formação leitora decolonial
Autoria: Vilson Pruzak dos Santos, Gilmei Francisco Fleck
Esta obra de Santos e Fleck (2025) é o Primeiro Volume da Coleção Ressignificações do passado na Literatura híbrida infantil e juvenil brasileira: vias à formação leitora decolonial. Trata-se de uma Coleção que reúne um conjunto de estudos realizados no Programa de Pós-graduação em Letras e no Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Unioeste/Cascavel-PR, efetuado por pesquisadore(a)s-acadêmico(a)s que atuam como docentes no Ensino Fundamental, Médio e Superior que integram o Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. O interesse desta Coleção volta-se à formação do leitor literário decolonial nas escolas públicas brasileiras por meio da implementação de práticas de leitura ancoradas nos pressupostos das “Oficinas Literárias Temáticas: uma metodologia para o ensino de Literatura no contexto escolar” (Fleck, Zucki, Santos (2025). As práticas leitoras que seguem a Metodologia das “Oficinas Literárias Temáticas” são impulsionadas pelas narrativas híbridas de História e ficção, amalgamadas a uma série de outras textualidades – oriundas de diferentes áreas do conhecimento e diversas expressões de arte – que cria uma extensa rede intertextual capaz de ampliar o horizonte de expectativas e de conhecimentos dos jovens estudantes em formação leitora.
A obra Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantis e juvenis no Brasil: ressignificações do passado – vias à formação do leitor literário decolonial, de Santos e Fleck (2025), está voltada à sistematização de uma trajetória diacrônica da Literatura híbrida de História e ficção infantil e juvenil brasileira. Essa produção está destinada, especialmente, para o leitor inserido no Ensino Fundamental e Médio. A abordagem que se faz à relevância dessas narrativas híbridas apresenta dois eixos: a formação leitora literária decolonial para os jovens estudantes e a formação continuada dos docentes do Ensino Básico para a prática profícua da mediação leitora frente às escritas híbridas. Nesse cenário, para o primeiro eixo, faz-se a compilação, classificação e ordenação, por períodos históricos revisitados nas diegeses – Brasil Colônia, Império e República –, de um conjunto de mais de 140 obras, publicadas entre os anos de 1940 e 2022. No segundo eixo, temos a abordagem analítica a uma amostragem dessas obras, relacionando as suas peculiaridades com as características da modalidade atual do romance histórico contemporâneo de mediação (Fleck, 2017), possibilitando aos docentes compreenderem a essência dessas escritas e suas relações com o romance histórico destinado ao público adulto para uma mediação leitora eficaz.
Ano de lançamento | 2025 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-2046-5 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-2047-2 |
Número de páginas | 543 |