
Práticas pedagógicas insurgentes: por uma didática (re)construída na docência
Organização: Silvana Soares de Araujo Mesquita
Este livro, “Práticas pedagógicas insurgentes: por um didática (re)construída na docência”, em seus doze textos busca compreender as novas epistemologias da prática docente, seja na perspectiva dos próprios professores ou dos seus estudantes. O livro é resultado de pesquisas de professores/as com professores/as e para professores/as que exercem as suas docências na educação básica e/ou no ensino superior, desenvolvendo didáticas insurgentes e atualizadas. As pesquisas foram realizadas pelo Profex da PUC-Rio com apoio da Faperj e Capes. O Profex é um grupo de pesquisa constituído por professores/as – pesquisadores/as imersos na dupla função de professorar e teorizar a prática docente, através de pesquisas e constantes movimentos de ação -interpretação – ação – reinterpretação. O livro está organizado em duas unidades, a primeira que apresenta sete pesquisas sobre as práticas docentes insurgentes na escola e a segunda unidade que foca em cinco estudos sobre as práticas docentes insurgentes na formação de professores dos cursos de licenciaturas.
O Grupo de pesquisa PROFEX (Pesquisas os sobre a Profissão, Formação e Exercício Docente) é coordenado pela Prof Dra Silvana Mesquita e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. O grupo desenvolve e apoia pesquisas sobre os professores/as e suas práticas no cotidiano das escolas e no ensino superior. Articula-se com a produção do campo da Formação dos Professores, Didática, Currículo, Trabalho e Profissão docente. Os estudos recentes destacam os temas do desenvolvimento profissional, saberes docentes, boas práticas pedagógicas, além das temáticas das culturas juvenis, ensino médio e sentido da escola. O grupo desenvolve as pesquisas: “O jogo da formação de professores: Tensões entre as práticas docentes, instituições formadoras e políticas norteadoras” e “A construção de elementos para uma didática da juventude: entre a atuação e a formação de professores especialistas”. As pesquisas têm como princípio valorizar o protagonismo docente e discente nas pesquisas, além do espaço escolar como lócus de investigação, visando contribuir para compreensão e a melhoria do processo de ensinar e aprender.
Instagram: @profexpucrio
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-2251-6 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-2252-3 |
Número de páginas | 217 |