
Tenho um(a) paciente com fibromialgia: e agora?
Organização: Joyce Dutra de Paiva Neves, Carlos Henrique Martins da Silva, Rodrigo Sanches Peres
A fibromialgia é uma condição clínica crônica, que acomete predominantemente mulheres, cujos principais sintomas são do musculoesquelética difusa, de origem não-inflamatória, e distúrbios da atenção, da memória, do humor e do sono. Devido à inexistência de marcadores objetivos em testes de laboratórios e exames de imagem, o diagnóstico é baseado, principalmente, nas queixas dos(as) pacientes.
[…]
Elaboramos essas recomendações, por um lado, com base na articulação de aportes teóricos provenientes de diferentes disciplinas. Por outro lado, nos preocupamos em contemplar problemas delimitados por meio de pesquisas científicas recentes sobre a relação profissional de saúde-paciente com fibromialgia.
Mas ressaltamos que cabe a você, profissional de saúde, avaliar até que ponto as recomendações apresentas a seguir se aplicam ao(a) seu(sua) paciente com fibromialgia. Isto é: utilize seu julgamento clínico para a tomada de decisões referentes tanto às questões técnicas quanto às questões relacionais da assistência em saúde.




