Descrição

Neste livro, convidamos os leitores a explorar o complexo universo das relações étnico-raciais, um tema fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A obra resulta das Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reunindo vozes de docentes e discentes dedicados à promoção da equidade racial e à análise crítica sobre o papel da educação. Os capítulos são organizados em três eixos principais: educação, saúde e territórios negros. Esta estrutura oferece uma compreensão abrangente das questões enfrentadas por grupos historicamente marginalizados e facilita a análise crítica das políticas públicas existentes. Essas discussões são cruciais para desenvolver uma consciência social que respeite a diversidade étnico-racial do Brasil e contribua para superar as profundas desigualdades persistentes em nosso sistema educacional.

Cada capítulo apresenta experiências concretas e reflexões teóricas que permitem ao leitor uma imersão nas lutas pelo reconhecimento e valorização cultural. Relatos sobre o impacto das políticas de ação afirmativa na trajetória de mulheres negras evidenciam tanto as barreiras ainda presentes quanto as conquistas que inspiram a continuidade dessas iniciativas. A análise da educação escolar quilombola destaca a necessidade urgente de práticas educacionais que respeitem e contemplem a singularidade das comunidades quilombolas, reforçando a conexão entre território, identidade e resistência. Este livro vai além de documentar um compromisso acadêmico; constitui-se num apelo à ação, convidando educadores, estudantes e interessados na construção de um Brasil mais plural e democrático a refletirem e atuarem em favor da justiça social. Ao longo dessas páginas, os leitores serão instigados a considerar como avançar na criação de uma educação que não apenas ensine, mas também emancipe e transforme. Ao término da leitura, esperamos que o leitor compreenda a complexidade das relações étnico-raciais e se sinta motivado a incorporar esse conhecimento na prática diária, contribuindo para a transformação social.

Produtos relacionados

  • Poder, dizer, resistir: ensaios em análise do discurso

    Poder, dizer, resistir

    ensaios em análise do discurso

    Ana Maria de Fátima Leme Tarini e Jacob dos Santos Biziak

  • Pensamentos em semiótica: canção, educação e tecnologia. Série Texto Livre: Pensemeando o Mundo. Tomo 3

    Pensamentos em semiótica

    canção, educação e tecnologia. Série Texto Livre: Pensemeando o Mundo. Tomo 3

    Ana Cristina Fricke Matte

  • Resenhando

    Resenhando

    Carlos Roberto Massao Hayashi, Cintia Almeida da Silva Santos, Edson Roberto Oaigen, Julio Cesar Stiirmer, Marco Donizete Paulino da Silva, Simone Moraes Stange e Wanda Aparecida Machado Hofmann

  • Entre o saber e o fazer: os discursos sobre integração curricular na educação profissional brasileira

    Entre o saber e o fazer

    os discursos sobre integração curricular na educação profissional brasileira

    Elayne Silva de Souza

  • Pesquisa e ensino de leitura no mundo atual: debates múltiplos.

    Pesquisa e ensino de leitura no mundo atual

    debates múltiplos.

    Fábio Marques de Souza e Samir Mustapha Ghaziri