Ensino, diversidade e formação docente

Organização: Fábio Viana Santos, Lúcia Gracia Ferreira, Mara A. Alves da Silva, Roselane Duarte Ferraz

PREFÁCIO

O título do livro aqui prefaciado (Ensino, Diversidade e Formação Docente) carrega uma tarefa muito relevante. A ideia de propor reflexões compartilhadas em torno de três campos centrais: formação docente, ensino e diversidade. De fato, os três campos se entrecruzam na medida em que há, realmente, a necessidade se construir um tecido que agregue uma formação consolidada, tanto na perspectiva da profissionalização quanto na dimensão do desenvolvimento profissional docente. Essa formação, tanto em sua dimensão inicial que qualifica e autoriza o professor a se inserir no mundo do trabalho, quanto em sua dimensão ininterrupta que deve seguir durante todo o tempo do exercício da carreira, compõe a base para a tarefa cotidiana do professor que corresponde a seu fazer diário de ensinar.

O fazer docente, retroalimentado pelas demandas da prática e reforçado/fortalecido pela necessidade de se aprender sempre mais na/sobre a e para a prática, inclui a necessidade de se observar, de modo intransigente, a diversidade que está presente na sala de aula, na escola, como microssociedade, e na comunidade em que se insere a escola, como macrossociedade.

A noção de “aprender na/sobre a e para a prática” implica também a existência da convivência com colegas professores, com os quais se compartilham saberes, conhecimentos, experiências, vivências. Tudo isso, quando percebido com um olhar atento e desejoso de aprender, resulta na possibilidade de um fortalecimento imensurável do profissional, tanto para melhora para o ensino em si, quanto para a capacidade de refletir – mais e melhor – sobre a Educação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

Nesse sentido, esta obra, composta por dezenove capítulos, se propõe a apresentar algumas reflexões construídas a partir estudos realizados por interessados pesquisadores que vêm se dedicando a estabelecer análises sobre as temáticas em torno das quais se reúnem os autores e os textos resultados de seus estudos.

Ao mesmo tempo, o livro contém provocações para outras análises e perspectivas e abertura para outras pesquisas, na medida em que se organiza, de forma harmônica, para estabelecer um tecido intelectual que não se costura somente entre si, mas também na dinâmica interativa com as possibilidades de instigar novos olhares, distintas reflexões e percepções, outras análises por parte de quem se dedica a fazer a leitura.

Assim, estão contempladas na obra algumas temáticas as quais representam as provocações dos autores de cada capítulo aos leitores interessados – ou que poderão vir a se interessar – em diálogos e aprofundamentos, ou mesmo a tecer críticas e outras elaborações intelectuais resultantes da leitura.

Desse modo, convida-se à leitura sobre educação do campo, legislação, alfabetização de jovens e adultos, infância, ludicidade, extensão universitária, formação de professores, estágio como pesquisa, ensinar e aprender, qualidade do ensino e ensino em/de diferentes áreas do conhecimento, ensino de química, física, matemática e sobre história e cultura afro-brasileira. Tudo isso permeado pelos três pilares em todno dos quais se organiza o livro: formação, ensino e diversidade.

O livro, então, constitui-se obra potente na medida em que provoca e convida os leitores a seguirem produzindo formação de professores (em si, para si e para os outros), com o compromisso político de realização do ensino/aprendizagem cada vez mais qualificado e com compromisso com a diversidade de interesse e aspirações presentes na sociedade para a qual existem as instituições educativas.

Por fim, solicita-se aos leitores que registrem em seus espaços de estudos e atuação profissional, como professores e como pesquisadores, o que encontraram/aprenderam desta obra. Ou seja, contém por aí o que viram por aqui. Excelentes leituras, estudos e construções daí resultantes!

Claudio Pinto Nunes
Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Ano de lançamento

2022

Número de páginas

377

ISBN

978-65-5869-879-1

ISBN [e-book]

978-65-5869-880-7

Organização

Fábio Viana Santos, Lúcia Gracia Ferreira, Mara A. Alves da Silva, Roselane Duarte Ferraz

Formato