A escola como ambiente facilitador do desenvolvimento socioemocional

Bianca Sordi Stock

R$26.00

Este livro é um convite para as pessoas que desejam compor conosco a urgente revolução dos afetos no ambiente escolar. Uma reflexão que nasce na Pandemia da Covid 19, embora gestada em muitos anos de chão de escola, debates, escuta dos docentes, gestores e famílias e, sobretudo, do vínculo com os bebês, as crianças e os estudantes.
A escola é responsável por ser o ambiente fundante, construtor e protetor do valor máximo da dignidade, expressa na convivência social entre os indivíduos. A escola é a escola. Não é fábrica, não é empresa, não é prisão, tampouco é casa. Pode ser morada: de encontros, de descobertas de si, do outro e do mundo, de aprendizagem significativa, de cuidado, de afetos e de memórias. A escola, para ser escola que emancipa e constrói cidadania, precisa ser a evidência de nossa utopia social, justa, democrática e amorosa, que promova experiências para que cada dia seja digno de ser vivido.
Precisa ser um local onde somos felizes. Portanto, um lugar onde a tristeza e demais emoções são escutadas e validadas, onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizagem, onde cada pessoa se sente conectada com as demais e reconhecida pelas suas capacidades de contribuir com o todo.
O desenvolvimento das habilidades socioemocionais, tão citadas atualmente, são fruto de ambientes facilitadores do nosso amadurecimento emocional. Os princípios e características destes ambientes é o conteúdo deste livro, dividido em cinco capítulos: Vínculo; Brincar; Participar; Cuidado, em que dialogamos com autores da psicologia, da psicanálise, da pedagogia, da filosofia e da neurociência, dentre outras áreas afins.

Ano de lançamento

2022

ISBN

978-65-265-0054-5

Autoria

Bianca Sordi Stock

Número de páginas

68

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0055-2