A Sociologia de Basil Bernstein na Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática

Bruno Ferreira dos Santos

O sociólogo britânico Basil Bernstein (1924-2000) é autor de uma obra incontornável na Sociologia da Educação da segunda metade do século XX. Ainda hoje seu pensamento permanece influenciando professores(as) e pesquisadores(as) ao redor do mundo, preocupados(as) e comprometidos(as) com a justiça social e a equidade de oportunidades que, defendemos, sejam promovidas pela educação. Decifrar as práticas que educam e instruem a todos os(as) alunos(as), independente de sua origem social e, ao mesmo tempo, desenvolver um agudo senso crítico sobre as políticas educacionais e suas consequências, constituem o principal do enorme legado de Bernstein para o campo da educação. Essas mesmas preocupações são manifestadas de diversas maneiras pelos(as) autores(as) dos capítulos deste livro que, para conduzir suas investigações enfrentaram o desafio de utilizar a teoria bernsteiniana na Educação em Ciências e Matemática. Um desafio duplicado, pois, se por um lado, Bernstein é considerado um autor denso e difícil por muitos, por outro, a área de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática tem sido refratária à inclusão da Sociologia da Educação como fonte de seus referenciais teórico-metodológicos. Historicamente, as preferências dos pesquisadores da área têm sido a Psicologia do Desenvolvimento e Cognitiva e a História e Filosofia das Ciências.

Essa obra vem, então, suprir o(a) leitor(a) – seja pesquisador(a), seja professor(a) da educação básica ou superior – com um conjunto de textos que dialogam com Bernstein como referencial teórico-metodológico para a pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, buscando contribuir, dessa forma, com a disseminação de seu pensamento entre nós, leitores(as) da língua portuguesa. Pretendemos também evidenciar a riqueza, a produtividade e a atualidade de sua teoria na pesquisa empírica em educação. Como autor de uma sociologia crítica, Bernstein nos ajuda a construir uma “crítica do presente”, e a pensar outros caminhos e possibilidades para nossas práticas de produção e reprodução de conhecimento, que sejam capazes de se contrapor às desigualdades e fracassos na Educação em Ciências e Matemática. Que este livro seja o convite para conhecermos mais a obra deste autor.

Ano de lançamento

2024

Formato

ISBN

978-65-265-0930-2

Número de páginas

368