As implicações da Teoria Histórico-Cultural para a organização das práticas pedagógicas na Educação Infantil

Organização: Cassiana Magalhães, Nathalia Martins Beleze, Kethelen Rossini

Somos três professoras apaixonadas pela educação infantil. Além das crianças e das práticas educativas realizadas com elas, o que nos une é o grupo de pesquisa Travessias, o Blog Baguncei, o espaço físico da universidade, os encontros para café, almoços de sábado e conversas constantes durante a semana.

Somos pesquisadoras e escolhemos a Teoria Histórico-Cultural para orientar os nossos estudos, nosso olhar, nossas práticas e, porque não dizer a nossa vida. O modo como somos atravessadas pela THC.

Aqui na organização da obra somos duas doutoras e uma doutoranda, todas curiosas e com desejo de contribuir com o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano.

E, nesse emaranhado que é a vida acadêmica, uma já foi professora da outra, que é orientanda da outra, e assim por diante… Para dizer que os processos de estudo são intensos e a necessidade de aprender é sempre criada. Como somos feitos de outros, cabe ressaltar outra organizadora, Juliana Carbonieri, saiu do barco durante a travessia, mas nunca deixou de nos orientar a direção.

Nesse movimento dialético o livro foi construído, não apenas pelas mãos das organizadoras, mas de autores e autoras que assumem diariamente o compromisso com uma educação pública de qualidade para todas as crianças.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-2021-2

ISBN [e-book]

978-65-265-2023-6

Número de páginas

160