
As implicações da Teoria Histórico-Cultural para a organização das práticas pedagógicas na Educação Infantil
Organização: Cassiana Magalhães, Nathalia Martins Beleze, Kethelen Rossini
Somos três professoras apaixonadas pela educação infantil. Além das crianças e das práticas educativas realizadas com elas, o que nos une é o grupo de pesquisa Travessias, o Blog Baguncei, o espaço físico da universidade, os encontros para café, almoços de sábado e conversas constantes durante a semana.
Somos pesquisadoras e escolhemos a Teoria Histórico-Cultural para orientar os nossos estudos, nosso olhar, nossas práticas e, porque não dizer a nossa vida. O modo como somos atravessadas pela THC.
Aqui na organização da obra somos duas doutoras e uma doutoranda, todas curiosas e com desejo de contribuir com o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano.
E, nesse emaranhado que é a vida acadêmica, uma já foi professora da outra, que é orientanda da outra, e assim por diante… Para dizer que os processos de estudo são intensos e a necessidade de aprender é sempre criada. Como somos feitos de outros, cabe ressaltar outra organizadora, Juliana Carbonieri, saiu do barco durante a travessia, mas nunca deixou de nos orientar a direção.
Nesse movimento dialético o livro foi construído, não apenas pelas mãos das organizadoras, mas de autores e autoras que assumem diariamente o compromisso com uma educação pública de qualidade para todas as crianças.
Ano de lançamento | 2025 |
---|---|
Formato | |
ISBN | 978-65-265-2021-2 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-2023-6 |
Número de páginas | 160 |