
Como eu me torno (tornei) professor(a)? Experiências do PIBID UFES – edição 2022-2024
Organização: Maria Aparecida de Carvalho
O patrono da Educação Brasileira, em seus trabalhos, em suas publicações, deixou àqueles que atuam na educação, na formação de pessoas, palavras inspiradoras e ao mesmo tempo instigadoras. Algumas delas são continuamente repetidas, como as que seguem.
“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” (Paulo Freire).
Nada mais tão expressivo quanto estas palavras para traduzir o trabalho daqueles(as) que têm atuado em programas de formação de professores como PIBID e PRP desde o seu início. Estes programas revelam as diferentes constituições e perspectivas dos cursos de formação de professores no Brasil e o intenso trabalho daqueles(as) que têm esperança, sob o ponto de vista de Paulo Freire, por educação de qualidade.
Várias e importantes são as contribuições do PIBID para a formação docente, mas a principal é que, tomando como aporte as reflexões e pesquisas de Selma Garrido Pimenta e Maurice Tardif sobre saberes docentes e profissionalidade docente, o programa permite o desenvolvimento nos(as) licenciandos(as) de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que proporcionam a eles(as) permanentemente irem construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino como prática social lhes coloca no cotidiano.
E é isto que esta obra vai nos mostrando a partir do compartilhamento de parte do que foi construído coletivamente ao longo da edição. Os relatos apresentados aqui evidenciam alguns dos saberes construídos e compartilhados pelos(as) integrantes do PIBID UFES, partindo do pressuposto que o processo de ensino-aprendizagem é uma via de mão dupla: “de um lado, o professor ensina e aprende e, de outro, o estudante aprende e ensina”, pois
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre” (Paulo Freire).
Esperamos que este livro possa levar outras pessoas a esperançar educação de qualidade e contribuir para evidenciar a importância da implementação e ampliação do PIBID a partir da aprovação do projeto de lei 3970/2021[1]. Defendemos a consolidação deste programa como política pública de formação de professores e a participação efetiva dos(as) principais atores(atrizes) que vivenciaram e/ou escreveram a história do programa, todos(as) que participaram e/ou dedicaram-se a investigar as práticas do PIBID, no processo de (res)significação das suas ações.
[1] Assine a petição disponível em: <https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/as_aos_excelentissimas_os_deputadas_os_da_comissao_aprova_pl3970_2021_prasemprepibidrp/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZn-JDu35iiIWcukHGMUcx-wF7T-jv6fpSIorY-YBNEvxZ8O23-7buynwI_aem_AL9EIwlqQnAiShw8Y7IqZg> Acesso em 20/11/2024.
Ano de lançamento | 2024 |
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Formato | |
ISBN | 978-65-265-1618-8 |
ISBN [e-book] | 978-65-265-1619-5 |
Número de páginas | 246 |