Comunidades de aprendizagens na EJA-EPT: fundamentos nos contextos da prática

Organização: Antonio de Freitas, Marinaide Freitas, Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes, Paulo Marinho, Vanda Figueredo Cardoso

O Multieja, Grupo Multidisciplinar, cujos interesses de estudos e pesquisas circundam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua multirreferencialidade, vem se constituindo, ao longo dos seus 15 anos, em um sujeito coletivo, na medida em que urde diversas temáticas circunscritas à formação docente, currículos e cotidianos, história e memória, culturas organizacionais escolares, linguagem, permanência e Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional Tecnológica (EJA-EPT), a qual este livro se debruça, ao passo que podemos defini-lo, ainda, como uma comunidade de aprendizagem, que extrapola o âmbito nacional. Isso porque, o modo comunitário e colaborativo com que as investigações e seus sujeitos são tramados, ou seja, em redes dialógicas e plurais, dão conta de produzir uma teia teórico-metodológica e ética que permite compreender a Educação de Jovens e Adultos para além dos processos de alfabetização e letramento; mas como um campo epistêmico-pedagógico, em que a seriedade dos estudos produzem instrumentos teóricos e rastros científicos que iluminam as ações didáticas no espaço escolar e acadêmico, desde as escolas municipais e estaduais, a rede federal, a exemplo dos Institutos Federais, espaço-tempo no qual ocorre atrelada à formação profissional e à Universidade.

Considera-se, desse modo, que a produção do conhecimento aludida não ocorre sem a escuta dos seus diversos sujeitos (estudantes e profissionais), como pode ser retratado neste livro, bem como a compreensão das suas culturas (no plural), o que tem possibilitado um estatuto epistêmico que aduz a um entendimento aprofundado das suas concepções e práticas. Ressalta-se, de forma consistente, os radicais que conformam a identidade do Multieja, em que é possível reconhecer o esforço coletivo dos seus membros – composto desde graduandos/as, pós-graduandos/as e pós-doutores/as, professores/as da educação básica, institutos federais, universidades nos âmbitos nacional e internacional –, no sentido de compreender, de maneira paciente, cuidadosa e ética, os itinerários e andarilhagens de homens e mulheres, do litoral aos sertões, e seus enredamentos com as formas de apropriação do mundo, conformadas em teias narrativas amplas que atestam os modos de vida, e as artesanias educacionais.

Ana Luísa Tenório dos Santos

Doutoranda em Educação – PPGE/Cedu/Ufal – Membro do Multieja

Andresso Marques Torres

Doutorando em Educação – PPGE/Cedu/Ufal – Membro do Multieja

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-1626-3

ISBN [e-book]

978-65-265-1827-1

Número de páginas

279