Currículo, inovação educativa e educação integral: roteiros para a formação docente
Organização: Roberto Rafael Dias da Silva
EDUCAÇÃO INTEGRAL E INOVAÇÃO EDUCATIVA: COMO ORIENTAR PEDAGOGICAMENTE NESTE SÉCULO?
Roberto Rafael Dias da Silva
Na presente coletânea compilamos uma contribuição coletiva de nossos doutorandos e doutorandas para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. No Seminário Avançado “Currículo, inovação educativa e educação integral”, ofertado no primeiro semestre do ano de 2021, no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), assumimos o compromisso com o desenvolvimento de um produto educacional que fosse capaz de dialogar com a escola pública brasileira. Desejávamos que nossa reflexão acadêmica fosse capaz de repercutir no contexto da educação de nosso país, seja trazendo novos olhares para temas clássicos, seja fomentando novas indagações para a escolarização do século 21.
Sob tal intencionalidade, apresentamos nesta coletânea quinze roteiros de formação continuada. Tais roteiros adquirirão potencialidade pedagógica do diálogo com as escolas e abordam um conjunto bastante heterogêneo de temáticas. A questão que mobilizou nossa reflexão no Seminário Avançado foi a seguinte: as políticas curriculares com foco na educação integral são capazes de promover a inovação educativa? Convidamos nossos leitores e leitoras, ao escolherem os seus roteiros para estudo, que ingressem na problematização – crítica e criativa – que a questão mobiliza.
Do ponto de vista político, tal como sinalizamos na epígrafe desta coletânea, intencionamos buscar novas orientações para a questão da educação integral. Junto com Latour (2020), entendemos que seja necessário reconstruir nossos debates acerca da formação humana, vislumbrando caminhos possíveis para o contexto de emergência de uma nova condição climática. Em outras palavras, interessa-nos refletir sobre como podemos nos orientar pedagogicamente no Antropoceno.
Diante deste quadro de intencionalidades, para fins desta introdução, consideramos oportuno revisitar algumas das trilhas argumentativas que percorremos no decorrer de nosso Seminário Avançado. Cada uma destas trilhas que serão apresentadas abaixo, de forma breve, contribuiu para direcionar os apontamentos de nosso seminário.
Ano de lançamento | 2022 |
---|---|
Número de páginas | 232 |
ISBN [e-book] | 978-65-5869-734-3 |
Organização | Roberto Rafael Dias da Silva |
Formato |