
Da Variação Linguística à “Pedagogia da Variação”: descrição e ensino de português
Organização: Edson Carlos Romualdo, Flávio Brandão-Silva, Hélcius Batista Pereira
Não é possível descrever ou ensinar-aprender a língua sem que se faça uma reflexão profunda sobre a variação linguística. O fenômeno da variação aparece diariamente aos usuários da língua como faceta do diálogo que esta estabelece com a diversidade sociocultural que divide e une os participantes de uma dada comunidade. Surge como mecanismo pelo qual é possível ativamente participar de diferentes grupos sociais. Mostra-nos que a língua é dinâmica e complexa, estando sujeita às movimentações que historicamente podem resultar em mudanças. Reconhecer todos os contornos desse fenômeno em sua descrição e tratá-lo de modo adequado na escola são condições essenciais para os que se propõem a compreender a língua e desenvolver as competências sócio-discursivas dos nossos alunos.
| Ano de lançamento | 2022 |
|---|---|
| Formato | |
| ISBN | 978-85-7993-922-8 |
| ISBN [e-book] | 978-85-7993-923-5 |
| Número de páginas | 248 |
| Organização | Edson Carlos Romualdo, Flávio Brandão-Silva, Hélcius Batista Pereira |




![Capa da frente Palavras e contrapalavras: Esperançando [Caderno de Estudos XIII]](https://arquivos.pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2021/12/03175410/Capa-da-frente-500x797.jpg)