Desempenho Acadêmico e Profissional: Relatos de pesquisa para inspirar novas investigações científicas

Marcelo Henrique Oliveira Henklain

DOI: 10.51795/9788579938788

Esta obra apresenta um conjunto de pesquisas que eu orientei, ou das quais participei como primeiro autor, e que foram conduzidas entre os anos de 2015 e 2022, no curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O meu principal objetivo ao reunir esses trabalhos é despertar o interesse dos(as) leitores(as) pelos temas que tenho investigado e, assim, aumentar as chances de que esses estudos, que são reportados aqui, possam ter uma continuidade na forma de iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses.

Nessa perspectiva, esta é uma obra para apresentar ideias de trabalhos que você, leitor(a), pode realizar ou, ainda, pontos de partida para um novo trabalho! Diversos dos nossos estudos foram apenas iniciados e ainda existe muito a ser explorado. Acrescentei também alguns textos com a função de oferecer diretrizes para o trabalho do(a) psicólogo(a). Não obstante, avalio que mesmo nesses casos o(a) leitor(a) encontrará inspiração para as suas próprias pesquisas.

De modo geral, eu tenho agrupado os trabalhos que desenvolvi sob o rótulo de “estudos sobre o desempenho acadêmico e profissional”. O conceito de desempenho que adoto, diz respeito ao grau de convergência entre um comportamento emitido por uma pessoa, e aquele que se esperava que fosse apresentado. Assim, desempenho não é o comportamento em si, mas a conclusão a que chegamos após comparar comportamento apresentado e esperado. No contexto acadêmico, quando penso em desempenho, estou considerando em que medida um comportamento apresentado por um estudante, por exemplo, em situação de avaliação, possui as mesmas características do comportamento-objetivo (que também podemos denominar como objetivo de aprendizagem) planejado pelo professor para que fosse aprendido por esse estudante. No contexto profissional, por sua vez, quando falamos em desempenho, eu penso em que medida um comportamento apresentado pelo trabalhador é compatível com as características dos comportamentos descritos na análise do cargo que ele ocupa.

Com base nesse ponto de vista, quando penso em “estudos sobre o desempenho acadêmico e profissional”, estou considerando diversas pesquisas, dentre as quais destaco: (1) estudos sobre descoberta e caracterização de comportamentos, seja no contexto educacional (para propor objetivos de aprendizagem) ou no organizacional (para analisar cargos); (2) estudos sobre planejamento e implementação de condições que favoreçam a aquisição ou o aperfeiçoamento de comportamentos, seja no contexto do ensino formal ou na capacitação de profissionais; (3) estudos que envolvam a construção de instrumentos com evidências psicométricas favoráveis para uso em processos de avaliação de desempenho; e (4) trabalhos que, de algum modo, quando lidos por um estudante ou por um profissional, possam contribuir com o aperfeiçoamento do seu desempenho.

Em síntese, o estudo do desempenho, o vínculo das pesquisas com o curso de Psicologia da UFRR e o caráter exploratório dos estudos, que permite que sejam tomados como pontos de partida para novas pesquisas, é o que conecta os trabalhos que apresentaremos neste livro. Vejamos um pouco sobre o que tratam os 12 capítulos desta obra.

Marcelo Henrique Oliveira Henklain

Ano de lançamento

2022

Formato

ISBN [e-book]

978-85-7993-878-8

Número de páginas

330

Organização

Marcelo Henrique Oliveira Henklain