Educação e linguagem na perspectiva histórico-cultural

Aline Cassol Daga Cavalheiro, Suziane da Silva Mossmann

“Trata-se de obra robusta, com resultados de estudos teóricos e aplicados, de um grupo que vem consistentemente se desafiando a repensar concepções, conteúdos e modos de ensino escolar de Língua Portuguesa com base em uma perspectiva teórica profícua, que é a teoria histórico-cultural. Os textos exalam ansiedade, intensidade, quase insubordinação teórica e buscam diálogos tensos e coerentes com outros referenciais possíveis, como a teoria enunciativa de M. Bakhtin e a teoria histórico-crítica de Dermeval Saviani.” (Luiz Percival Leme Britto)

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“[…] o papel do ensino de língua escolar é o de “ensinar mais língua” – isto é, a língua que se produz socialmente em diversas e complexas dimensões da história e na e pela qual se manifesta o conhecimento, o qual não coincide com a língua que se adquire no imediatismo do viver, nas relações típicas do cotidiano. Isso obriga reconhecer que há para aprender (e ensinar) mais língua, mais da língua e mais com a língua, uma vez que há conhecimentos da língua que resultam da aprendizagem que, transcendendo o imediatismo, organizam-se com base na produção intelectual humana e demandam formas de mais elaboradas para se concretizarem.” (Luiz Percival Leme Britto)

Ano de lançamento

2021

ISBN [e-book]

978-65-5869-262-1

Número de páginas

480

Organização

Aline Cassol Daga Cavalheiro, Suziane da Silva Mossmann

Formato