Educação: espaço de muitas descobertas

Organização: Francisca Vilani de Souza

Há necessidade de reconstruir conhecimentos, procurar respostas para situações problemas evidenciados. Essa é a condição essencial para atribuir sentido entre teoria e prática. Nesse sentido, é fundamental compreender a complexibilidade das práticas educacionais como alternativa para a inserção profissional a partir da análise, reflexão e ação na forma de mediar conhecimentos.

Pois, legitimar a formação docente é um exercício constante de reflexão entre a teoria e prática, uma vez que essas são indissociáveis. A formação por pautar-se na investigação da realidade, tendo como meta estabelecer o diálogo entre o planejar e o realizar. Ou seja, uma sustentação para a capacidade de realização da atividade docente, bem como a construção da identidade docente. A identidade do professor é construída no decorrer do exercício da sua profissão, porém, logo na formação inicial ela é sedimentada e os pressupostos e diretrizes são decisivos.

Logo, os procedimentos de ensino devem ser pensados, no sentido de mobilizar as experiências e construir um processo de aprendizagem atendendo aos objetivos e condições de realização, de apresentação, tempo de duração entre outros. E, portanto, a compreensão por parte dos atores do processo educativo e o entendimento que ensino e a aprendizagem são processos independentes, mas também intencionais.

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-2288-2

Número de páginas

274