Educação física na escola e o fazer inclusivo: práticas e reflexões

Organização: Marina Brasiliano Salerno, Marcelo Victor da Rosa, Sandra Helena Correia Diettrich

DOI: 10.51795/9786526517710

Essa obra é fruto do curso de extensão de Educação Física escolar na Perspectiva Inclusiva, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com financiamento do Governo Federal, via Ministério da Educação, que atendeu professoras e professores de Educação Física de diferentes estados do Brasil e se propôs a ampliar o debate sobre elementos que permeiam principalmente, mas não apenas, a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar.

Contemplando discussões teóricas e práticas, a execução do curso demonstrou a vontade docente em trocar experiências, compartilhar angústias e momentos de sucesso, trocando conhecimentos a partir do que é materializado no chão da escola, dentro da educação física escolar. Na busca de contribuir com os debates e diferentes propostas práticas, surgiu a possibilidade de ampliar as temáticas abordadas no curso, com uma obra que fosse além daquilo que foi tratado.

Diante desse contexto, unimos pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, que utilizam seu tempo para pesquisar sobre a educação física inclusiva, com o objetivo de partilhar conteúdos que possam auxiliar professoras e professores de educação física escolar em sua atuação docente destacando a potencialidade e qualidade deste componente curricular dentro das escolas.

Assim, nesta obra, você encontrará discussões envolvendo os documentos direcionadores da prática da educação física escolar, com análise específica sobre a inclusão de pessoas com deficiência e conteúdos envolvendo a Cultura Africana e a Cultura Indígena; as relações entre as diferentes personagens que compõem a trama do processo inclusivo, abarcando gestão, profissionais de apoio e professores/as de educação física; análise, reflexão e apoio para abordagens em situações de crise, principalmente refletindo sobre as pessoas com transtorno do espectro autista; além da ampliação de temáticas práticas que versam sobre a promoção de saúde, a dança, a ginástica, a capoeira, as atividades de aventura e as mídias.

Mais uma vez, agradecemos aos envolvidos com a elaboração da presente obra e desejamos ótima leitura a todas e todos, que possamos continuar compartilhando conhecimento em seu viés anticapacitistas e em prol da educação pública de qualidade!

Marina, Marcelo e Sandra

Ano de lançamento

2025

Formato

ISBN

978-65-265-1770-3

ISBN [e-book]

978-65-265-1771-0

Número de páginas

246