Entre causos e cordéis: oralidade em foco

Jackeline Ferreira Simões Mangueira, Hérica Paiva Pereira

Esta Proposta de Intervenção apresenta sugestões de práticas de leitura e de compreensão de textos orais com eixo na cultura popular nordestina, como estratégias que possam auxiliar professores no processo de ensino e aprendizagem.
O Caderno de Oficinas, aqui apresentado, é direcionado a professores de Língua Portuguesa, que atuam no 6º ano do Ensino Fundamental. As atividades podem ser adaptadas e ampliadas pelos professores de acordo com as suas necessidades, como também, podem ser ressignificadas para outros anos.
As oficinas elaboradas fundamentam-se na sequência básica de Cosson (2021) que “é constituída por quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação” (Cosson, 2021, p. 51). Essa tem por motivação um momento de preparação e reflexão, com o propósito de estabelecer uma aproximação entre os alunos e o texto a ser lido. Na introdução precisamos apresentar a obra, o autor, fazer relação com outros textos e iniciar a leitura. Após a introdução vem a leitura efetiva do texto, que, dependendo da dimensão, pode ser lido em sala ou ser uma atividade extraclasse. Por último, temos a interpretação, momento em que o aluno fará uma reflexão sobre a obra lida e irá externalizar a compreensão por meio de uma atividade previamente pensada.

[…]

Por meio da mediação do professor, estas oficinas possibilitarão aos alunos, juntamente com a apreciação de causos e cordéis, ampliarem seus conhecimentos sobre outros temas, os quais oportunizarão relevantes discussões que auxiliarão no desenvolvimento da oralidade. A partir destas, os alunos terão a oportunidade de apreciarem a cultura popular e desenvolverem a leitura e a compreensão através de textos orais típicos da nossa cultura. Além do mais, sendo estes gêneros constituídos de marcas linguísticas da região onde são difundidos, estas oficinas permitirão, ainda, evidenciarmos a variação linguística com respeito e autoridade.

Ano de lançamento

2023

Formato

ISBN [e-book]

978-65-265-0910-4

Número de páginas

50