Available Filters

Entre teorias e práticas da linguagem: vivências na educação básica

José Wanderley Alves de Sousa, Maria Nazareth de Lima Arrais, Rose Maria Leite de Oliveira

Para compartilhar:

Descrição

APRESENTAÇÃO

“Eu te desejo não parar tão cedo,
pois toda idade tem prazer e medo…
É preciso amor para recomeçar, recomeçar”
Frejat (2002)

Organizar uma publicação não é tarefa simples em meio aos contextos conturbados aos quais a academia está inserida: verbas cortadas, investimentos cancelados, interações para instrução em modos antes nunca vistos. Estarmos sobrevivendo é motivo de agradecimento e produzir mais um livro é demonstração de força e perseverança dos que fazem a pós-graduação em Letras no Centro de Formação de Professores.

Importa considerar (e relembrar) que o Mestrado Profissional de Cajazeiras – PROFLETRAS/Cajazeiras nasceu vitorioso. Não surgiu a partir da pura sorte ou de quaisquer manifestações casuísticas. É fruto do esforço singular de um grupo de educadores do Curso de Letras do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, ansioso por construir um processo de desenvolvimento de ações acadêmicas para além da graduação. Assim, manifestou adesão.

Criado em nível nacional, o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. A partir de tal perspectiva, consolidou-se fortemente por contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País e, mais especificamente, em espaços acadêmicos de Instituições de Ensino Superior, quando da ampliação efetiva de suas pós-graduações.

Os processos interativos para os estudos da linguagem determinam as linhas-matrizes de construções teóricas e metodológicas que embasam o livro Entre Teorias e Práticas da Linguagem: vivências na educação Básica. São, certamente, os 8 traços mais evidentes do que é ou não individual nos estudos sobre linguagem e práticas pedagógicas.

O livro é composto de dez capítulos, recortes de dissertações, constituídos a partir de parcerias entre educadores (orientadores e orientandos) do Mestrado Profissional em Letras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, bem como da Universidade Federal da Paraíba, assim postos, ao nosso entender, a compreenderem lugares complementares do ensino da língua portuguesa enquanto prática social.

[…]

Onireves Monteiro de Castro
Universidade Federal de Campina Grande Em,
Campina Grande, 10/03/2021.

Informação adicional

Ano de lançamento

2021

ISBN

978-65-5869-435-9

ISBN [e-book]

978-65-5869-436-6

Número de páginas

276

Organização

José Wanderley Alves de Sousa, Maria Nazareth de Lima Arrais, Rose Maria Leite de Oliveira

Formato